Terra Terra Economia

Confira o desdobramento da crise desde a quebra do Lehman Brothers

Futuro

Para 2010, o FMI estima crescimento do PIB para todas as economias emergentes – o Brasil avançaria 2,5%, Índia 6,5% e China 8,5%. Já entre os países desenvolvidos nem todos escaparão da recessão. Enquanto a projeção para os EUA é de avanço tímido de 0,8%, Alemanha ainda deve ficar no terreno negativo, com queda de 0,6%, assim como a Itália, que tem estimativa de recuo de 0,1%, segundo o fundo.

Do ponto de vista da regulação do sistema financeiro, ainda não se viram ações efetivas. “Eles continuam fazendo as mesmas coisas de antes, só que com mais controle externo e preventivo. Espera-se que dentro dos próprios bancos tenham sido colocados controles internos, com sistemas de avaliação entre os próprios funcionários”, aponta o professor de economia da FEA-USP Manuel Enriquez Garcia.

Para ele, é inevitável que novas crises venham a surgir e a alta no preço das ações pode ser uma “bolha de crescimento”. “Podemos estar caminhando para o que alguns analistas chamam de recuperação em W, com uma recuperação seguida de outra queda brusca. É difícil saber se isso vai acontecer no lado financeiro. Mas o setor produtivo continua muito lento no mundo todo. Daí o fato de a recuperação do emprego ser tão devagar”, explicou.

Segundo o professor da PUC-SP Fabio Gallo, ainda há risco, mas o cenário aponta para a recuperação. “Os indicadores divulgados têm bons sinais. O cenário internacional mostra isso. Só há um grau de risco muito forte com relação aos grandes bancos americanos. Os preços das ações de bancos explodiram, mas o que está corrigindo isso não se sabe. Será que eles estão conseguindo se recuperar do tombo tanto assim?”, questionou.

Fonte: Terra, Reuters e AFP

Anterior