Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cyrela se divide entre superluxo e o básico

Em 2019, empresa vendeu apartamentos entre R$ 150 mil e R$ 4,2 milhões

31 jul 2020 - 05h10
Compartilhar
Exibir comentários

Depois da queda de 80% nos lançamentos no primeiro semestre, a Cyrela apresenta quatro empreendimentos, incluindo o alto padrão Cyrela For You, com estúdios, no bairro nobre de Moema. São dois de médio padrão, Living Ipiranga e Living Vila Mariana, além do lançamento do Vivaz Lapa.

Para agosto, haverá mais dois produtos da bandeira Vivaz, um em Guaianases e outro na Vila Guilherme. Os seis projetos têm valor geral de vendas (VGV) de R$ 637 milhões.

Para atuar no segmento de baixa renda, a Vivaz Residencial foi criada em 2018 pela Cyrela, tradicional marca de produtos de alto padrão.

Temos dez empreendimentos à venda", afirma o diretor de incorporação Vivaz, Felipe Cunha. Para ele, a marca amplia atuação do grupo e conversa com o perfil do consumidor de imóveis econômicos do programa Minha Casa Minha Vida. "Sem dúvida, o mercado de MCMV deve manter seu protagonismo no planejamento de lançamentos da companhia", garante Cunha.

De janeiro a junho, as vendas da Cyrela atingiram R$ 2,17 bilhões, um recuo de 27% ante o primeiro semestre de 2019. As habitações populares responderam pela maioria (55%) dos negócios, passando de R$ 878 milhões, nos seis primeiros meses de 2019, para R$ 1,2 bilhão neste ano.

Populares. As vendas no geral caíram, no entanto, os imóveis populares deram um salto de 37% no valor comercializado. "O segmento econômico não sofreu tanto impacto na crise", diz Cunha. "É natural que tenha ritmo de vendas superior ao das outras categorias."

Em 2019, o VGV dos lançamentos atingiu R$ 6,8 bilhões, de acordo com o balanço da Cyrela, com aumento de 35% em relação a 2018. Os imóveis econômicos ficaram na frente por uma fração menor que um ponto porcentual. A divisão foi a seguinte: 40,8% para MCMV, 40,2% alto padrão e 19% médio padrão.

Com base nos registros da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), referentes à Grande São Paulo, a Cyrela apresentou crescimento de 136% nos projetos (de 11 para 26) e quadruplicou o número de apartamentos lançados, para 7,8 mil unidades.

Como incorporadora, o VGV foi de R$ 2,97 bilhões. Na atividade como construtora, chegou a R$ 3,5 bilhões. A Cyrela foi campeã nas duas categorias do Top Imobiliário.

Questionado sobre a curva de preços dos lançamentos feitos na cidade de São Paulo em 2019, o diretor de incorporação apontou como mais barata a unidade do Vivaz Sacomã e a mais cara no Cyrela Iconyc, respectivamente, por R$ 150 mil e R$ 4,2 milhões.

No último trimestre de 2019, a Cyrela lançou 27 empreendimentos. Depois, vieram mais 25 projetos nos três primeiros meses do ano, quando o segmento econômico foi o principal destaque no VGV de R$ 1,64 bilhão, conforme reportado no balanço da companhia.

Na pandemia. De abril a junho, foram apenas cinco lançamento - nenhum de alto padrão - e os produtos MCMV responderam por 63% do VGV de R$ 395 milhões. No segundo trimestre, auge da pandemia do coronavírus, foi um período atípico", diz Cunha. "Como praticamente todos os setores da indústria, o setor de incorporação foi afetado e buscou se adaptar."

Em 2019, a companhia entregou 45 edifícios, com 13 mil unidades, dos quais 58% de alto e médio padrão. O grande destaque foi a conclusão das obras do residencial de luxo One Sixty, na Vila Olímpia, lançado em novembro de 2015.

Em torre única, são 53 apartamentos (de 280 a 340 m²) com preço (no lançamento) a partir de R$ 7 milhões, segundo a Embraesp. Fruto de parceria da Cyrela com o estúdio inglês Yoo, do renomado designer Philippe Starck. "Foi uma aposta em projetos que sejam sinônimo de grandiosidade", diz Piero Sevilla, diretor de incorporação da Cyrela. "Ressignifica o conceito de alto padrão no mercado brasileiro."

Sevilla destaca, como diferenciais, o pé direito duplo de 6 metros na sala e no terraço, o hall com 30 metros de extensão, além do salão de festas com mobiliário assinado por Philippe Starck.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade