Consumidores da zona do euro elevam previsão de inflação para 5 anos a nível recorde, mostra pesquisa do BCE
Os consumidores da zona do euro elevaram suas expectativas de inflação no longo prazo para um nível recorde em dezembro, segundo pesquisa do Banco Central Europeu divulgada nesta sexta-feira, o que indica projeção de que os preços devem crescer mais rapidamente do que a meta do BCE nos próximos anos.
A presidente do BCE, Christine Lagarde, e seus colegas vêm afirmando há meses que o banco central da zona do euro está "em uma boa posição" após ver a inflação cair para sua meta de 2%, e as expectativas do mercado permanecem amplamente ancoradas nesse nível.
Mas a última Pesquisa de Expectativas do Consumidor do BCE mostrou que as famílias elevaram suas estimativas de inflação para os próximos cinco anos para 2,4% em dezembro, a maior leitura desde o início da pesquisa em 2022 e um aumento de 20 pontos-base em relação a novembro.
A mediana dos entrevistados viu a inflação em 2,8% nos próximos 12 meses, inalterada em relação a novembro, e em 2,6% em três anos, acima dos 2,5% do mês anterior.
Ainda assim, as autoridades do BCE, que utilizam esses resultados em suas deliberações sobre a política monetária, podem se confortar com o fato de que os consumidores ainda esperavam que a inflação diminuísse no horizonte temporal da pesquisa.
O BCE deve manter sua taxa básica de juros em 2% no futuro próximo, mas a incerteza relacionada, entre outros fatores, à política econômica imprevisível do presidente dos EUA, Donald Trump, tem mantido investidores e autoridades em modo de cautela.