Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conselho aprova aumento da mistura obrigatória do biodiesel para 15% a partir de agosto

Reunião também vai decidir sobre o aumento do etanol na gasolina

25 jun 2025 - 10h54
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou há pouco o aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel dos atuais 14% para 15%, apurou o Estadão/Broadcast. A medida entrará em vigor em 1º de agosto. A decisão foi deliberada em reunião extraordinária do CNPE realizada na manhã desta quarta-feira, 25.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da reunião, que segue em andamento. O CNPE é um órgão de assessoramento do presidente da República, responsável por formular políticas e diretrizes para o setor energético brasileiro. O colegiado é composto por 17 ministérios, além do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e é presidido pelo ministro de Minas e Energia.

A política de ampliação da mistura dos biocombustíveis está prevista na lei do combustível do futuro. Após a deliberação pelo CNPE, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vai anunciar o aumento das misturas às indústrias de biocombustíveis em evento com a participação do presidente Lula. Batizada de "Combustível do futuro chegou: E30 e B15", a cerimônia ocorre no Observatório Nacional da Transição Energética, na sede do Ministério de Minas e Energia.

Inicialmente, o porcentual mínimo obrigatório de 15% estava previsto para março deste ano conforme resolução anterior do CNPE. Em fevereiro, entretanto, o governo manteve a mistura em meio à preocupação com os preços do óleo de cozinha e com a inflação de alimentos. Agora, o entendimento do governo é de que há condições para retomada do cronograma de adição da mistura após a queda do preço do óleo de soja, em decorrência da colheita recorde de soja na safra atual.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade