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Conheça algumas franquias cujo faturamento pode atingir R$ 4,8 milhões

Setor faturou mais de R$ 210 bilhões no ano passado; saiba mais

17 set 2023 - 05h00
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óculos, visão, ótica,
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Foto: iStock

Se você está pensando em empreender, mas ainda não sabe muito bem como - ou por onde - começar, algumas empresas que trabalham com a estratégia de franquias podem representar um bom ponto inicial para a empreitada.

Basicamente, o modelo franchising é um um sistema de venda de licença de marca/empresa, na qual o franqueador (dono da marca) cede ao franqueado (autorizado a utilizar a marca) o direito de uso não apenas de seu nome, mas também, em alguns casos, toda a infraestrutura e know-how.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) referente ao primeiro trimestre de 2023, houve um crescimento significativo de 17,2% no faturamento nominal do mercado de franquias entre janeiro e março no País, em comparação com o mesmo período de 2022. Além disso, o setor de franquias registrou ainda um faturamento de R$ 211,4 bilhões no ano passado.

Escolhendo a franquia 

Se você se interessou pelo assunto, é importante ressaltar que é fundamental realizar uma análise consciente e precisa da franquia em questão, levando em consideração o investimento de tempo, dedicação e capital.

É preciso buscar não apenas o retorno financeiro, mas também a satisfação profissional. Além disso, é necessário avaliar os indicadores de retorno do investimento, desenvolvendo um plano de negócios sólido.

Confira algumas opções

Cuidadores de Pessoas

A Cuidare Brasil, fundada em Natal (RN) no ano de 2014, pelo casal de empreendedores Izabelly e Etevaldo Miranda, é uma rede de cuidadores de pessoas. A empresa está presente em 21 Estados brasileiros e no Distrito Federal, contando com 70 unidades em operação, sendo 2 próprias. Os franqueados têm a responsabilidade de selecionar, treinar, coordenar e supervisionar a equipe de cuidadores, composta por profissionais especializados com formação técnica em enfermagem. A rede utiliza um gerenciamento de unidades, facilitando a prestação de contas aos clientes, com registro das informações relevantes sobre a evolução de cada assistido.

Segundo a empresa, o faturamento médio mensal de uma unidade inferior a 12 meses varia entre R$ 60 mil a R$ 180 mil. Já as unidades acima de 24 meses têm média de receita entre R$ 200 mil a R$ 420 mil mês, ou seja, entre R$ 2,5 milhões a R$ 4,8 milhões ao ano.

Investimento inicial: de R$ 35 mil a R$ 50 mil (dependendo do tamanho da cidade) – estão compostos no valor: taxa de franquia, material gráfico/marketing e treinamentos.

Prazo de retorno: 12 a 18 meses.

Transporte de carros

A Foccus Cegonhas atua no ramo de transporte de carros e motocicletas. Criada em Santo André (SP) pela estudante de medicina veterinária Karla Diebe e o empresário Luiz Neto, a rede está presente no Paraná, Bahia e Minas Gerais, com faturamento anual de R$ 2,5 milhões. Para 2023, a projeção é ultrapassar os R$ 3,5 milhões. Ao adquirir uma franquia do modelo base da Foccus Cegonhas, o franqueado fica responsável pelo apoio logístico, contribuindo com vistoria, armazenamento de veículo e prestadores de guincho. A rede lançou recentemente um novo modelo de franquia, no qual o franqueado pode experimentar a gestão de uma unidade por 6 meses antes de pagar a taxa de franquia. Além disso, a rede oferece a alternativa de motoristas de caminhões-cegonha se cadastrarem na plataforma da empresa, que possui 1.500 motoristas cadastrados atualmente, para receberem demandas de transporte de veículos. 

O faturamento de uma unidade varia entre R$ 840 mil a R$ 1,5 milhões ao ano.

Investimento inicial: R$ 50 mil (inclui taxa de franquia).

Prazo de retorno: 6 a 8 meses.

Ótica

Fundada em 1991 por Joaquim Farias, a Óticas Mercadótica iniciou no franchising em 2012, com a chegada de Júnior Farias - atual CEO da rede - para ajudar o pai na expansão do negócio. Oferece como suporte ao franqueado, contato direto com os diretores e a variedade de linhas qualificadas de óculos solar, armações e lentes. Existem dois modelos de negócios oferecidos pela rede com investimento inicial a partir de R$ 150 mil. Atualmente, a empresa conta com 41 unidades franqueadas e está presente em 8 Estados brasileiros. São mais de 200 mil clientes cadastrados na rede.

O faturamento anual de uma unidade da Mercadótica varia entre R$ 420 mil a R$ 1,2 milhões.

Investimento inicial:

Modelo Smart: R$150 mil.

Modelo Standard: R$260 mil.

Prazo de retorno: 18 a 36 meses.

Fonte: Redação Terra
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