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Confiança do consumidor brasileiro sobe em novembro

28 nov 2017 - 08h44
(atualizado às 09h26)
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Consumidora faz compras em mercado em São Paulo
11/01/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Consumidora faz compras em mercado em São Paulo 11/01/2017 REUTERS/Paulo Whitaker
Foto: Reuters

A confiança do consumidor brasileiro avançou em novembro, chegando ao melhor nível em três anos, diante de perspectivas melhores para o emprego e com a inflação e os juros em baixa, informou a Fundação Getulio Vargas nesta terça-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,1 pontos em relação a outubro para 86,8 pontos, patamar mais alto desde outubro de 2014 (91,1 pontos).

"Com inflação e juros em queda, e melhores perspectivas para o emprego, o consumidor brasileiro avalia mais favoravelmente a tendência das finanças familiares e esboça maior ímpeto para compras de duráveis nos próximos", disse a coordenadora da Sondagem do Consumidor, Viviane Seda Bittencourt, em nota.

Houve melhora entre os consumidores tanto da percepção sobre a situação atual quanto das perspectivas futuras.

O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,3 ponto para 74,5 pontos, nível mais alto desde junho de 2015; enquanto o Índice de Expectativas (IE) ganhou 4,2 pontos e atingiu 96,0 pontos, o mais alto desde abril de 2014.

A FGV destacou ainda o indicador que mede a intenção de compra de bens duráveis, que voltou a subir após cinco quedas seguidas. Esse indicador avançou 11,1 pontos e chegou ao nível mais alto em três anos, a 82,4 pontos.

A economia brasileira vem apresentando uma melhora gradual após dois anos de recessão, tendo como base inflação e juros baixos e retomada do mercado de trabalho.

O resultado da confiança do consumidor acompanha a melhora vista também no comércio e na construção.

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