Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como utilizar a oratória para criar expectativas

Você sabe o que diferencia um discurso comum de algo memorável? A oratória!

21 jan 2023 - 17h15
Compartilhar
Exibir comentários

É através da construção de palavras que se torna possível tornar algo inesquecível. Por isso, muitos se perguntam como utilizar a oratória para criar expectativas.

Muito mais do que apenas fazer com que um discurso se torne memorável, a nossa oratória também é capaz de fazer com que uma pessoa tenha maiores esperanças e expectativas sobre algo. As palavras podem persuadir uma pessoa a tomar uma determinada atitude, por exemplo.

No entanto, a oratória não serve apenas para os discursos ou para falar bem em público, é muito mais do que isso.

A oratória é uma arte verbal que está presente em várias situações e que se utiliza em diversos locais, como em propagandas.

Quantas vezes você se sentiu persuadido a tomar uma determinada ação por conta de uma propaganda? Isso só mostra o quanto a oratória não é um dom, mas sim técnicas.

Por intermédio da aplicação de algumas técnicas, torna-se possível deixar o seu discurso mais efusivo, gerando mais resultados. Por isso, é importante saber como utilizar a oratória para criar expectativas, ainda mais para aqueles que trabalham com vendas.

Mesmo porque, em casos como esse, a sua oratória tem direta ligação com a forma com que o outro vai encarar o seu produto ou serviço.

Então, se você quer aprender como utilizar a oratória para criar expectativas, é só continuar nesse post que iremos falar tudo a respeito. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que é a oratória?

Antes de falarmos sobre como utilizar a oratória para criar expectativas, é interessante que primeiro entenda esse conceito da melhor forma possível.

Em suma, a oratória nada mais é do que a arte de falar em público com mais eloquência, isto é, tornar a mensagem mais clara e objetiva, mas sempre mantendo uma narrativa mais fluente e estruturada.

Sendo assim, o bom orador é capaz de persuadir o seu público a tomar alguma ação ou sentir determinadas emoções. Ou seja, é uma forma de transmitir credibilidade para o seu interlocutor.

No entanto, para que seja possível chegar a esse nível de fala, é preciso ter noção de algumas técnicas e regras que são mais adequadas e capazes de qualificar a pessoa que está transmitindo a mensagem.

Então, para saber como utilizar a oratória para criar expectativas, é necessário ter noção e entendimento de algumas técnicas.

Diferente do que alguns possam pensar, a oratória não é algo inerente ao ser humano. Trata-se de uma capacidade que qualquer um pode aprender, desenvolver e evoluir.

Quantas vezes você já se sentiu influenciado por alguma propaganda, texto, discurso ou até algum vídeo? Tudo isso só mostra o quanto a oratória é vital para aqueles que querem ter um certo destaque.

Onde a oratória é utilizada?

A oratória se aplica em diversos locais, não apenas às falas em público, como de algum candidato que está se expressando em alguma entrevista de emprego, por exemplo, tampouco durante uma apresentação de algum relatório da empresa.

A verdade é que ter uma boa oratória favorece em diversos outros setores, seja para liderar uma reunião, convencer algum cliente, negociar uma venda ou mesmo submeter um determinado projeto ao chefe.

Falar bem, ter uma boa oratória, é capaz de trazer uma série de benefícios para diversos setores, bem como:

  • Apresentação de projetos;
  • Entrevistas de emprego;
  • Busca pro promoção;
  • Apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • Reunião de trabalho;
  • Negociação com clientes e potenciais clientes;
  • Vender um produto;
  • Mediar conflitos;
  • Conhecer novas pessoas etc.

Exemplos de oratória publicitária

A semiótica social é uma ciência que visa estudar o processo de construção de sentido de todas as demais formas de linguagem.

Ou seja, trata-se de uma compilação de anúncios publicitários, o qual visa persuadir o cliente ou potencial cliente a tomar uma determinada atitude.

No setor de turismo, por exemplo, pode-se utilizar da chamada "multimodalidade". O discurso publicitário, que pode se manifestar por meio de anúncios televisivos e impressos, pode ser construído por textos multimodais.

Ou seja, é uma forma de dar um certo destaque a figuras, cores e expressões linguísticas, a fim de influenciar o cliente a tomar uma determinada ação.

Isso quer dizer que a oratória se utiliza não apenas de elementos verbais, mas também daqueles que são não verbais. Abaixo, iremos citar alguns exemplos de propagandas de viagem e turismo que se utilizaram da oratória publicitária.

Revista Viagem e Turismo - 2008

Um belo exemplo de oratória publicitária foi a edição de agosto de 2008 da revista Viagem e Turismo, onde apresentava a ilha Bora Bora.

O grande diferencial foi a forma com que a divulgação foi feita, que eram por intermédio de relatos de pessoas reais, que já haviam visitado o local.

Trata-se de uma das técnicas de persuasão e oratória, uma vez que se utiliza de relatos reais para convencer clientes e potenciais clientes.

O objetivo era de mostrar que o local era perfeito para os que estavam procurando por uma viagem a dois. Isso se confirma ainda mais por conta da predominância de fotos de casais.

Inclusive, essa é uma técnica muito utilizada hoje em dia por blogs e sites da área turística no geral, onde há muito uso de viagem não verbal, como fotos e desenhos dos principais pontos turísticos.

Cruzeiros da CVC - 2009

Outro exemplo de oratória publicitária foi a de um cruzeiro marítimo da empresa de viagens CVC, onde havia um folder explicativo de tudo o que o cliente poderia encontrar dentro de um cruzeiro, acompanhado de fotos.

Ou seja, nesse caso, utiliza-se dos tipos de linguagens (verbal e não verbal), a fim de persuadir e convencer o cliente.

E, para concretizar o discurso, ainda há imagens de foto em família, onde todos estão felizes, bem como outras ilustrações dos serviços que é possível encontrar a bordo, além de uma foto panorâmica do navio.

Como utilizar a oratória para criar expectativas?

Agora que você já viu o quanto a oratória é capaz de surtir efeitos positivos tanto para discursos quanto demais campanhas, com certeza quer saber como utilizar a oratória para criar expectativas. Abaixo, iremos dar algumas dicas.

1. Use recursos de narrativa, como o storytelling

Em suma, o storytelling nada mais é do que um tipo de técnica narrativa, a qual se utiliza de uma série de histórias a fim de vender uma ideia, serviço, produto ou apenas para partilhar conhecimento.

Trata-se de um recurso que aproxima as pessoas, conceitos e empresas, algo vital para um bom orador, cujo um dos objetivos é envolver a plateia que lhe escuta.

Isso quer dizer que uma das técnicas para criar expectativas é contar uma história, com uma narrativa emocionante ou real. Com certeza isso vai agradar bastante.

É claro que isso pode depender de acordo com o tema que será abordado, mas caso permita, utilize histórias que são capazes de prender a atenção e motivar.

Vamos supor que você queira convencer seus ouvintes a fazer uma determinada viagem. Que tal se utilizar do storytelling para mostrar o quanto o destino é capaz de abrir portas e trazer novas experiências inesquecíveis e incríveis?

2. Rompa com as barreiras

Ainda se utilizando do recurso do storytelling, outra coisa que você pode fazer é romper com as barreiras, aquelas que impedem do seu interlocutor tomar uma determinada ação.

Fazer isso é mais fácil do que imagina. Um exemplo bem clássico é criar um problema para aqueles que estão lhe ouvindo e, em seguida, apresentar a solução.

Essa é uma técnica capaz de proporcionar a construção de um quadro mental nos ouvintes, o que vai fazer com que eles retenham o que o orador falou por muito mais tempo em suas memórias.

3. Utilize ferramentas visuais como recurso

A oratória se preocupa em prender a atenção do ouvinte para que, dessa forma, seja possível persuadi-lo a tomar uma determinada ação.

E uma das formas de fazer com que ele se mantenha atento é justamente através de ferramentas visuais.

Hoje em dia, a tecnologia oferece uma série de ferramentas, as quais podem tornar a apresentação ainda mais atraente.

Um grande exemplo disso é o Power Point, o qual pode ilustrar as falas e deixar mais claro aquilo que está sendo apresentado.

Apenas tenha cuidado em fazer uso dessa ferramenta apenas quando for necessário, uma vez que pode se tornar maçante.

4. Interaja com o público

Um dos grandes erros do orador é não se comunicar com o seu público, uma vez que acredita que os demais não estão se interessando por aquilo que está sendo falado.

No entanto, esse é um grande erro, uma vez que a plateia não se constitui de robôs. São pessoas reais, que muitas das vezes gostam de participar.

Inclusive, essa é até uma forma de entender um pouco mais sobre quais são os gostos do seu público, quais são as suas dúvidas e quais são os impedimentos. A partir disso, é só oferecer aquilo que de fato eles precisam.

5. Utilize exemplos reais

Sempre que for possível, utilize exemplos que são reais para o seu público, pois isso vai surtir muito efeito para que eles possam sentir uma determinada sensação.

Se você quer saber como utilizar a oratória para criar expectativas, então com certeza se utilizar de exemplos reais é uma das melhores alternativas.

Conclusão

Como você pôde notar, a oratória é vital para uma série de situações, não apenas para discurso, mas até para campanhas publicitárias.

Então, agora que você já sabe como utilizar a oratória para criar expectativas, não deixe de aplicar as técnicas e obter melhores resultados.

Referências: (1), (2).

The Speaker
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade