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Como transformar produtos e serviços em objetos de desejo

A sofisticação se manifesta na qualidade do atendimento e na capacidade de criar conexões e experiências memoráveis

24 jun 2024 - 06h30
(atualizado às 19h13)
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Tatiana Mika
Tatiana Mika
Foto: Divulgação

A sofisticação de uma marca transcende a simples estética e o preço. Envolve a criação de uma experiência sensorial completa e personalizada para o cliente, onde cada interação se torna um momento de exclusividade. No aspecto do produto, isso se traduz em materiais de alta qualidade, design refinado e detalhes cuidadosamente elaborados, que demonstram o compromisso da marca com a excelência.

A elegância se manifesta logo no atendimento, que deve ser impecável, atencioso e personalizado em todos os pontos de contato com o cliente. Isso inclui desde a embalagem até o acompanhamento pós-venda, garantindo que o cliente se sinta valorizado e especial em cada etapa.

Tatiana Mika, especialista em sofisticação de marcas lembra que a verdadeira elegância e sofisticação residem na simplicidade e no valor agregado, e não apenas no preço elevado. “Um produto sofisticado justifica seu preço pelo que oferece ao consumidor, e na forma como são entregues e percebidos pelo cliente, refletindo o padrão elevado de qualidade e atenção aos detalhes”, revela.

No segmento de serviços, onde a tangibilidade é um desafio, a sofisticação ocorre na qualidade do atendimento e na capacidade de criar experiências memoráveis. 

“Isso pode incluir desde um ambiente acolhedor e confortável, até um atendimento personalizado e atencioso, que respeite as necessidades, desejos e particularidades de cada demanda. Atender com excelência, carinho e cuidado, fazendo com que o seu cliente se sinta único, são ações que contribuem para aumentar ainda mais essa percepção”, aponta a especialista.

Sofisticação também é saber se conectar e fazer parcerias estratégicas. Para as marcas ou serviços que desejam se conectar de forma efetiva com outros mercados, é essencial entender a cultura local para decifrar os diferentes perfis de consumidores. E as marcas de luxo bem-sucedidas estão atentas à importância desse movimento.

Um exemplo bem-sucedido desta tendência é o recente parceria entre a marca Havaianas, referência em sandálias para praia no Brasil, com a renomada Dolce & Gabbana. Ao se associarem, uniram a casualidade e a simplicidade à sofisticação, para expansão de público. A grife italiana ao se associar com uma marca tão presente na cultura do brasileiro, conseguiu criar um vínculo emocional com os consumidores locais, apostando na paixão pelas praias.

“A jogada estratégica foi a de penetrar mais profundamente no nosso potente mercado consumidor, fazendo com que a marca se aproxime ainda mais do coração das pessoas”, destaca.

Ao oferecer produtos que combinam qualidade e prestígio, a marca consegue criar um valor percebido que vai além do preço, tornando suas peças ainda mais desejáveis. “Essa estratégia, além de fortalecer a presença da Dolce & Gabbana no Brasil, reforça a imagem de uma marca que entende e se conecta com as preferências e os estilos de vida de seus consumidores, em qualquer lugar do mundo”, ressalta.

Tatiana Mika separou cinco conselhos que podem ajudar quem está em busca de transformar seus produtos em itens mais sofisticados.

Elegância na apresentação: Mesmo itens simples, como chocolates ou pipocas, podem ser transformados em experiências sofisticadas quando apresentados de maneira elegante e personalizada;

Detalhes na embalagem: Invista em embalagens que se tornem um verdadeiro símbolo de desejo. Elas devem comunicar claramente a qualidade superior e a exclusividade do produto, tornando a experiência de unboxing memorável e que esteja alinhada com os valores da sua marca.

Contar uma história: Um elemento essencial da sofisticação é a capacidade de contar uma história significativa com cada produto. Crie uma narrativa inspiradora, que ressoe com os valores e aspirações dos consumidores;

Foco na qualidade: A sofisticação não é sobre ostentação, mas sim sobre elegância, e pode ser alcançada sem grandes investimentos, focando na qualidade e no capricho em cada detalhe.

Entendimento do cliente: Compreender as necessidades e desejos dos seus clientes é fundamental. Atenda-os de uma maneira que supere suas expectativas, proporcionando um serviço personalizado e exclusivo.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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