Como entrar na conversa e se conectar de fato com seu público?
Não está nada fácil entrar na conversa do ambiente digital
Está cada vez mais difícil entrar na conversa hoje no digital. Tem muita gente falando e a concorrência é bem forte: realities, influenciadores, nosso círculo social, memes, trends… A lista não tem fim. No meio desse mar de novidades, o grande desafio para as marcas é conseguir chamar atenção na timeline do seu público-alvo.
Um estudo global da DataReportal mostra que o Brasil é o segundo país com mais pessoas em frente a uma tela. Uma média de 56,6% das horas acordadas rolando linhas do tempo infinitas no smartphone, imagina quanto conteúdo é consumido nesse tempo?
Então temos a pergunta de milhões: Como driblar Casimiro,Tik Tok, páginas de fofoca e afins para, além de falar, se conectar com seu público? A resposta é simples, mas não fácil: com Branded Content.
Voltando uns passinhos e explicando esse conceito. É sobre encontrar um jeito orgânico, autêntico e relevante de transmitir a mensagem de uma empresa ao público. Quando falamos dessa estratégia, é possível criar considerando o universo da marca, mas também entendendo o universo do target.
Impactados pelo Branded Content
Uma pesquisa da StackAdapt mostra que 40% dos consumidores tendem a confiar em uma instituição após serem impactados por um Branded Content. Porque fazer conteúdo não é só vender seu produto/serviço, mas também socializar, conversar. Ficar só falando de si leva a um distanciamento. É aquela coisa: por que eu vou seguir uma marca que só faz publi o tempo todo?
Em vez de ser associada a anúncios – que são frequentemente ignorados ou mal recebidos – a empresa passa a ser conectada com serviço/ajuda e entretenimento, que possuem muito mais valor ao consumidor. As pessoas querem conteúdo.
Aliás, pense na importância do assunto. Cada um criado diariamente pela sua marca. É o principal contato com seu consumidor, uma constante conversa que todos os dias tem várias e várias oportunidades de construir essa conexão de um jeito divertido e interessante. Então, sendo um diálogo, não pode ser um monólogo.
Para inspirar e tangibilizar a fundo sobre o Branded Content, compartilho aqui um case que participei recente na BKR, agência da qual sou diretora de criação. Recebemos o desafio de fazer uma virada de chave no conteúdo da Catuaba Selvagem, levando a mesma no sentido do humor.
Então, na campanha “Seja o que for, seja Selvagem”, trouxemos de volta o "Jornal Jornal", quadro icônico do grupo Hermes e Renato que trazia notícias fictícias e divertidas. A marca está presente, aparece, falamos sobre ela, mas tudo isso acontece dentro de um storytelling orgânico cocriado 100% com essa trupe que marcou o humor nos anos 2000.
Para fazer conteúdo, Branded Content, não dá pra ter medo. O digital está sempre mudando e permitindo novas abordagens e novas formas de interação. Influenciadores, eventos, ativações, trends, podcasts, histórias, séries… o insight para esse tipo de campanha pode estar em tudo. E você pode transformar a pergunta em uma solução de milhões.
(*) Clarissa Sá é diretora de criação da BKR, agência de publicidade que integra produção cultural em seu modelo de negócios.