Como aumentar o nivel da conta gov.br?
Entenda as diferenças entre bonze, prata e ouro e o que cada uma confere
A plataforma gov.br, criada em 2016, propõe a digitalização dos serviços públicos no Brasil. Por meio do acesso à conta gov.br, é possível aos cidadãos terem acesso facilitado aos serviços públicos digitais.
Desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos em colaboração com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a conta pode ser acessada via computadores, notebooks e smartphones. O meio mais recomendado de acesso é pelo aplicativo gov.br.
Quais serviços oferece?
A conta gov.br permite o acesso a serviços essenciais tais como o do Sistema Único de Saúde (SUS), consulta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho Digital, serviços da Previdência Social e inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O acesso a determinados serviços é condicionado ao nível de segurança da conta. A plataforma opera com três níveis distintos: bronze, prata e ouro. O nível máximo é o ouro, que fornece funcionalidades adicionais, como a autenticação sem senha, a assinatura digital de documentos e o acesso à carteira de documentos digitais. Confira mais detalhes abaixo.
- Bronze: É possível realizar transações que não envolvem informações sigilosas. Permite agendamentos, acesso a portais governamentais, envio de documentos e requerimento de benefícios;
- Prata: Habilita a maioria das transações e documentos com o poder público. A validação pode ser realizada por meio de certificado digital via Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) ou por meio de validação bancária ou reconhecimento facial da CNH;
- Ouro: É o nível mais elevado de segurança, e necessário para processos que envolvem informações sigilosas e registros em juntas comerciais. Inclui funcionalidades como registro/transferência de propriedade de empresas, contratos e documentos em procedimentos administrativos, entre vários outros.
Como elevar o nível da conta?
A elevação do nível de segurança de sua conta é importante para usar todos os serviços digitais públicos. Veja os procedimentos abaixo.
De bronze para prata
Validação por meio de instituição bancária
- Acesse o aplicativo gov.br;
- Selecione "Entrar" e, posteriormente, "Login com o seu banco".
- Escolha uma das instituições bancárias credenciadas;
- Insira as credenciais de acesso de sua conta bancária e autorize o acesso ao gov.br, conforme as instruções do banco (SMS ou aplicativo).
Validação por reconhecimento facial pela CNH
- Sua CNH deve possuir registro facial;
- No aplicativo gov.br, faça login com CPF e senha;
- Selecione "Aumentar nível" e siga as orientações para o reconhecimento facial;
- O ambiente deve ser bem iluminado e sem objetos ou pessoas no fundo. Não utilize chapéus ou óculos de sol, e mantenha o rosto dentro do círculo indicado.
Validação por meio da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
- No aplicativo gov.br, clique em "Aumentar nível";
- Leia o QR code impresso na CIN utilizando o aplicativo gov.br;
- Realize o reconhecimento facial, conforme as instruções fornecidas.
Elevação de prata para ouro
- Acesse sua conta gov.br e selecione "Aumentar nível da conta";
- Realize o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br. O sistema efetuará a conferência da sua foto com as bases da Justiça Eleitoral (TSE). As recomendações para o reconhecimento facial (ambiente iluminado, rosto visível, sem acessórios) aplicam-se também aqui;
- É possível realizar a validação dos dados com um Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Como criar a conta gov.br
A criação de uma conta gov.br é um processo gratuito, acessível tanto pelo site quanto pelo aplicativo. O procedimento consiste em clicar em "Entrar com Gov.br", inserir o número do CPF e seguir as instruções para o cadastro.
Embora a criação da conta possa ser feita pelo site, o aplicativo oferece mais funcionalidades, como o reconhecimento facial para elevação de nível e a funcionalidade de Prova de Vida digital.