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Como assinar documentos pelo gov.br? Veja como funciona e para que serve

Assinatura eletrônica pode ajudar a autenticar documentos sem sair de casa

19 ago 2025 - 09h44
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O serviço de assinatura eletrônica do gov.br- portal oficial do governo federal brasileiro - permite que cidadãos com conta de nível prata ou ouro assinem documentos direto pela internet.

Na prática, a ferramenta tem a mesma validade da assinatura física e, em alguns casos, pode eliminar a necessidade de ir ao cartório. Veja abaixo como utilizar a assinatura eletrônica do gov.br e para que ela serve.

Como usar a assinatura eletrônica?

Para acessar a assinatura eletrônica, é essencial ter uma conta de nível prata ou ouro no gov.br. Para verificar o nível da sua conta, basta acessar o site ou o aplicativo do gov.br e clicar no seu nome. Caso já tenha um desses selos de confiabilidade, os passos são os seguintes:

  • O primeiro passo é acessar o Portal de Assinatura Eletrônica com CPF e senha;
  • Você será direcionado para a tela "Assinatura de documento", onde terá que clicar em "Escolher arquivo", para selecionar o documento que precisa ser assinado;
  • Os arquivos devem estar no formato DOC, DOCX, ODT, JPG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de até 20MB;
  • O próximo passo é confirmar que o documento está correto e avançar para definir o local em que a assinatura será posicionada. Nesse momento, é importante ter atenção para não esconder uma informação importante do arquivo;
  • Depois, é só clicar em "Assinar";
  • Na sequência, será enviado um código por SMS no número cadastrado na conta gov.br para validar a assinatura;
  • Agora é só fazer o download do documento já assinado.
Portal gov.br oferece serviço de assinatura eletrônica para cidadãos com conta de nível prata ou ouro.
Portal gov.br oferece serviço de assinatura eletrônica para cidadãos com conta de nível prata ou ouro.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Estadão
Como mudar o nível da conta?

A conta gov.br tem três níveis que refletem o grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário: bronze, prata ou ouro. Ao criar o perfil, o cidadão recebe automaticamente uma conta de nível bronze, que permite, por exemplo, usar o reconhecimento facial para fazer a prova de vida.

Quanto mais informações validadas, maiores são as funcionalidades da conta. Para evoluir do nível bronze para prata, é possível realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferir a foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH) ou validar os dados via internet banking de um banco credenciado.

Para atingir o nível ouro, é necessário fazer o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou realizar a leitura do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Como verificar a assinatura?

A veracidade da assinatura eletrônica pode ser consultada no Validar, serviço oficial de validação de assinaturas eletrônicas do governo federal. Basta ler o QR Code adicionado ao documento na assinatura, selecionar o arquivo ou colar o link para acessá-lo.

O Validar está disponível no site e no aplicativo.

Para que serve a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica permite validar documentos sem a precisar ir a um cartório, mas com a mesma validade jurídica de uma assinatura física. Além disso, ela agiliza processos, já que os arquivos podem ser assinados de qualquer lugar e a qualquer hora.

Entre os documentos que podem ser assinados eletronicamente estão contratos de trabalho ou de aluguel, termos de adesão a serviços financeiros, autorizações de uso de imagem e documentos enviados à Receita Federal.

Estadão
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