PUBLICIDADE

Comercialização de soja de MT avança para 53,82% da safra 18/19, diz Imea

11 fev 2019 - 19h26
Compartilhar
Exibir comentários

A comercialização de soja de Mato Grosso na safra 2018/19 avançou para 53,82 por cento do total até fevereiro, ante 46,62 por cento registrados em janeiro, em meio ao desenvolvimento da colheita no Estado, informou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os negócios estão adiantados na comparação com a mesma época do ano passado, quando produtores haviam vendido 48,42 por cento da produção da temporada 2017/18, segundo o Imea.

Segundo o Imea, a comercialização da oleaginosa no maior produtor brasileiro registrou avanço apesar da redução nas cotações no mês de janeiro.

"Este avanço pode ser justificado pela colheita mais adiantada nas lavouras, fazendo com que a maior oferta do grão pressione a comercialização. Junto a isso existem a necessidade por parte dos produtores em fazer caixa para cobrir algumas despesas", afirmou o órgão ligado aos produtores, que citou também "a demanda das fábricas para manterem os estoques de grãos para o esmagamento".

A colheita em Mato Grosso atingiu até a última sexta-feira 53,23 por cento da área total, 24,60 pontos percentuais à frente do mesmo período do ano passado, segundo dados do Imea.

A negociação da produção 18/19 estava adiantada ante a média histórica em alguns meses do ano passado, mas depois perdeu força e segue ligeiramente atrás no momento: o índice médio dos últimos cinco anos para fevereiro é de 55,87 por cento.

A comercialização antecipada de milho do Estado em 2018/19 atingiu 46,54 por cento até fevereiro, ante 40,66 por cento em janeiro, um índice que estava em 25,73 por cento na mesma época da temporada 2017/18, segundo o Imea.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade