PUBLICIDADE

Teste: Citroën C4 Lounge THP luta contra o preconceito

Único sedã médio francês sobrevivente no Brasil, ele tem a difícil missão de encarar os líderes japoneses, mas revela-se um carro muito bom

25 set 2019 - 19h19
Compartilhar
Exibir comentários
O para-choque dianteiro traz assinatura cromada em “C” para reforçar a identidade da marca.
O para-choque dianteiro traz assinatura cromada em “C” para reforçar a identidade da marca.
Foto: Divulgação / Divulgação

O Citroën C4 Lounge é umas das provas de que carro francês ainda sofre muito preconceito no Brasil. O modelo tem pouco reconhecimento dentro do segmento de sedãs médios no país, liderado pelos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, que são carros muito consistentes no mercado brasileiro. Além de utilizar um dos melhores motores disponíveis no mercado, o 1.6 THP de 173 cv de potência e 240 Nm de torque, o C4 Lounge é um carro moderno, espaçoso, bem equipado e confortável. Atualmente, o sedã está disponível nas versões Live (de entrada), Feel (intermediária) e Shine (topo de linha), além da série especial 100 Anos (derivada da veresão Shine)

Em conjunto com o câmbio automático Aisin de seis velocidades, o motor 1.6 THP garante boas acelerações e retomadas ao sedã. O C4 Lounge é prazeroso de dirigir, uma vez que o torque máximo pode ser alcançado em apenas 1.400 rpm. Ainda que seja menor que a do SUV C4 Cactus (7,3 segundos), a aceleração de 0-100 km/h do sedã é atingida em 9,1 segundos com velocidade máxima limitada a 250 km/h. 

O Citroën C4 Lounge Shine 1.6 THP é um sedã médio 4 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
O Citroën C4 Lounge Shine 1.6 THP é um sedã médio 4 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
Foto: Guia do Carro

Os ajustes da direção elétrica e das suspensões proporcionam equilíbrio entre conforto e estabilidade, de modo que o C4 Lounge seja um carro competente para rodar tanto na cidade quanto na estrada. Aliás, todas as versões oferecem como itens de série controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e piloto automático com limitador de velocidade.

Na reestilização do início de 2018, o C4 Lounge ganhou nova grade dianteira com logomarca tridimensional, para-choque remodelado, rodas 17’’ redesenhadas (a partir da versão Feel), lanternas com aspecto tridimensional e conjunto ótico dianteiro Full LED (somente na versão Shine e na série especial 100 Anos). Por dentro, o sedã passou a contar com nova central multimídia de 7’’ compatível com Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos totalmente digital e função Eco-coaching, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica. A qualidade do acabamento interno do C4 Lounge Shine é notada pelo aplique de revestimento emborrachado em algumas partes da cabine e pela utilização não exagerada de detalhes cromados em combinação com black piano, o que deixa o ambiente agradável e aconchegante. Para os passageiros do banco de trás há saídas de ar-condicionado e tomada 12V.

As lanternas do C4 Lounge ganharam efeito luminoso em 3D.
As lanternas do C4 Lounge ganharam efeito luminoso em 3D.
Foto: Divulgação / Divulgação

Todas as versões já saem equipadas com faróis de neblina com função cornering light (acionamento da luz de neblina na direção selecionada pelo motorista), luzes diurnas de LED, ar-condicionado digital de duas zonas e porta-luvas refrigerado. Em relação à versão Feel, o modelo avaliado (C4 Lounge Shine) inclui faróis Full LED, teto solar elétrico, bancos de couro, sensor de chuva, rodas com acabamento diamantado, chave presencial e airbags de cortina.

O que é novo

  • Grade frontal, para-choque dianteiro, rodas, lanternas com aspecto tridimensional e faróis Full LED.
  • Central multimídia de 7’’ com comandos de ar-condicionado e conectividade Android Auto e Apple CarPlay.
  • Quadro de instrumentos totalmente digital.
  • Função Eco-coaching (auxilia o motorista a dirigir de forma mais econômica).
O painel de instrumentos é 100% digital, mas tem iluminação monocromática e não é personalizável.
O painel de instrumentos é 100% digital, mas tem iluminação monocromática e não é personalizável.
Foto: Divulgação / Divulgação

O que nós gostamos

  • Desempenho.
  • Central multimídia.
  • Espaço interno.
  • Conjunto de suspensões.
  • Acabamento.
Central multimídia tem configurações similares às do Citroën C4 Cactus.
Central multimídia tem configurações similares às do Citroën C4 Cactus.
Foto: Divulgação / Divulgação

O que pode melhorar

  • Faltam aletas atrás do volante para trocas de marcha sequenciais. 
  • O volante do C4 Lounge é grande e poderia ter empunhadura mais esportiva.

Os números

  • Motor: 1.6 flex
  • Potência máxima: 173 cv (e)
  • Torque máximo: 240 Nm (e)
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Comprimento: 4,621 m 
  • Largura: 1,789 m 
  • Altura:  1,505 m
  • Entre-eixos: 2,710 m
  • Peso: 1.500 kg
  • Pneus: 225/45 R17
  • Porta-malas: 450 litros
  • Tanque: 60 litros
  • 0-100 km/h: 9s4
  • Vel. máxima: 215 km/h
  • Consumo cidade: 10,5 km/l (g)
  • Consumo estrada: 13,2 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 113 g/km
  • Modelo avaliado: 2019
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Publicidade