Teste: Citroën C4 Lounge THP luta contra o preconceito
Único sedã médio francês sobrevivente no Brasil, ele tem a difícil missão de encarar os líderes japoneses, mas revela-se um carro muito bom
O Citroën C4 Lounge é umas das provas de que carro francês ainda sofre muito preconceito no Brasil. O modelo tem pouco reconhecimento dentro do segmento de sedãs médios no país, liderado pelos japoneses Toyota Corolla e Honda Civic, que são carros muito consistentes no mercado brasileiro. Além de utilizar um dos melhores motores disponíveis no mercado, o 1.6 THP de 173 cv de potência e 240 Nm de torque, o C4 Lounge é um carro moderno, espaçoso, bem equipado e confortável. Atualmente, o sedã está disponível nas versões Live (de entrada), Feel (intermediária) e Shine (topo de linha), além da série especial 100 Anos (derivada da veresão Shine)
Em conjunto com o câmbio automático Aisin de seis velocidades, o motor 1.6 THP garante boas acelerações e retomadas ao sedã. O C4 Lounge é prazeroso de dirigir, uma vez que o torque máximo pode ser alcançado em apenas 1.400 rpm. Ainda que seja menor que a do SUV C4 Cactus (7,3 segundos), a aceleração de 0-100 km/h do sedã é atingida em 9,1 segundos com velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Os ajustes da direção elétrica e das suspensões proporcionam equilíbrio entre conforto e estabilidade, de modo que o C4 Lounge seja um carro competente para rodar tanto na cidade quanto na estrada. Aliás, todas as versões oferecem como itens de série controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e piloto automático com limitador de velocidade.
Na reestilização do início de 2018, o C4 Lounge ganhou nova grade dianteira com logomarca tridimensional, para-choque remodelado, rodas 17’’ redesenhadas (a partir da versão Feel), lanternas com aspecto tridimensional e conjunto ótico dianteiro Full LED (somente na versão Shine e na série especial 100 Anos). Por dentro, o sedã passou a contar com nova central multimídia de 7’’ compatível com Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos totalmente digital e função Eco-coaching, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica. A qualidade do acabamento interno do C4 Lounge Shine é notada pelo aplique de revestimento emborrachado em algumas partes da cabine e pela utilização não exagerada de detalhes cromados em combinação com black piano, o que deixa o ambiente agradável e aconchegante. Para os passageiros do banco de trás há saídas de ar-condicionado e tomada 12V.
Todas as versões já saem equipadas com faróis de neblina com função cornering light (acionamento da luz de neblina na direção selecionada pelo motorista), luzes diurnas de LED, ar-condicionado digital de duas zonas e porta-luvas refrigerado. Em relação à versão Feel, o modelo avaliado (C4 Lounge Shine) inclui faróis Full LED, teto solar elétrico, bancos de couro, sensor de chuva, rodas com acabamento diamantado, chave presencial e airbags de cortina.
O que é novo
- Grade frontal, para-choque dianteiro, rodas, lanternas com aspecto tridimensional e faróis Full LED.
- Central multimídia de 7’’ com comandos de ar-condicionado e conectividade Android Auto e Apple CarPlay.
- Quadro de instrumentos totalmente digital.
- Função Eco-coaching (auxilia o motorista a dirigir de forma mais econômica).
O que nós gostamos
- Desempenho.
- Central multimídia.
- Espaço interno.
- Conjunto de suspensões.
- Acabamento.
O que pode melhorar
- Faltam aletas atrás do volante para trocas de marcha sequenciais.
- O volante do C4 Lounge é grande e poderia ter empunhadura mais esportiva.
Os números
- Motor: 1.6 flex
- Potência máxima: 173 cv (e)
- Torque máximo: 240 Nm (e)
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 4,621 m
- Largura: 1,789 m
- Altura: 1,505 m
- Entre-eixos: 2,710 m
- Peso: 1.500 kg
- Pneus: 225/45 R17
- Porta-malas: 450 litros
- Tanque: 60 litros
- 0-100 km/h: 9s4
- Vel. máxima: 215 km/h
- Consumo cidade: 10,5 km/l (g)
- Consumo estrada: 13,2 km/l (g)
- Emissão de CO2: 113 g/km
- Modelo avaliado: 2019