PUBLICIDADE

Saiba como usar a recirculação no ar condicionado

17 jul 2013 07h16
| atualizado às 07h16
ver comentários
Publicidade

O ícone, na maior parte dos automóveis, é de um carrinho com uma flecha dentro.  Poucos motoristas, porém, sabem o que ele significa. É o botão de recirculação do ar condicionado. Se ele estiver acionado, o ar ficará somente dentro do veículo. Isso é recomendado em algumas situações, mas não é indicado usá-lo sempre.

O sistema de climatização aspira o ar externo, resfria e o manda para o interior do automóvel. O ar externo passa por um filtro (chamado filtro de cabine) para evitar a entrada de impurezas da rua e cheiros ruins. Porém, existe a opção da recirculação, ou seja, interromper a entrada de fora.

Esse botão deve ser acionado quando o motorista está em estradas engarrafadas (com excesso de fumaça) ou muito empoeiradas, quando o filtro não dá conta de evitar a entrada de todas as impurezas. “Isso garante que o ar não seja contaminado com poluição”, explica Ernesto Miyazaki, proprietário da Arcon e integrante da Câmara de Ar Condicionado do Sindicado dos Mecânicos de São Paulo (Sindirepa-SP).

Mas essa técnica não deve ser usada permanentemente. Mesmo que o carro ande muito em congestionamentos, é recomendado liberar a entrada do ar externo pelo menos uma vez ao dia. Pode ser por 30 segundos. Assim, o motorista irá renovar o ar interno.

A recirculação também não deve ser acionada quando o carro está parado em sol forte por muito tempo. É bom fazer a troca do ar quente por alguns minutos antes de apertar o botão do recírculo.

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade