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Calibragem errada danifica pneu e pode provocar acidentes

5 abr 2013 - 16h08
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Parece simples, mas a missão de calibrar os pneus do carro requer um pouco mais de atenção do que muita gente pode imaginar. Isso porque cada modelo precisa de pressão diferente conforme o tamanho, a posição (se dianteiro ou traseiro) e o peso que está sobre o veículo. A calibragem errada pode reduzir o desempenho, danificar os pneus, desgastar equipamentos da suspensão e até, em casos mais graves, provocar acidentes. 

Pneus devem ser calibrados no máximo a cada 15 dias para manterem a pressão
Pneus devem ser calibrados no máximo a cada 15 dias para manterem a pressão
Foto: Getty Images

O ideal é que a calibragem seja feita semanalmente ou no máximo a cada 15 dias. “Os pneus devem ser calibrados ainda frios, ou seja, veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida. A condução aquece os pneus e faz com que o ar se expanda dentro e se a calibragem for realizada com o pneu quente a leitura será equivocada” diz  César Maldonado, gerente de serviços ao consumidor da Continental Pneus.

A calibragem correta dos veículos normalmente está no manual do proprietário. Em alguns modelos há adesivos indicativos na tampa do tanque ou na porta. Mas é importante observar exatamente qual a dimensão do pneu, já que em muitos manuais podem aparecer mais de  uma alternativa de pneus, pois o mesmo veículo pode ser equipado por mais de um tamanho de roda.

Se você tiver dúvida, basta olhar na lateral do pneu. Ali, você encontrará informações sobre a marca, medida e modelo utilizados no seu carro. Para saber a medida, procure uma numeração semelhante a essa: 175/70R14. Depois é só seguir a orientação do manual do proprietário.  

Calibragem certa é garantia de menos desgaste. Um pneu com menos de pressão do que o recomendado, além da redução da vida útil, poderá causar danos na estrutura interna dos pneus, com chance de explosão em determinadas circunstâncias, aumentando o risco de acidentes.

A pressão errada também compromete o comportamento do veículo, diminuindo a estabilidade, o conforto e a aderência, tanto em pisos secos como no molhado. Utilizar a calibragem indevida, significa, também, mais gastos na hora de abastecer, pois um pneu com pouca pressão aumenta o consumo de combustível. 

Fique atento, pois muitos veículos têm pressão recomendada diferente para pneus dianteiros e traseiros. Essa diferença ocorre em função do peso do veículo, utilização e carga transportada. Variações como o número de passageiros ou a presença de bagagem no porta-malas, podem variar consideravelmente a quantidade de libras colocadas nos pneus. Para não haver dúvidas, consulte sempre as informações presentes no manual do veículo.

Em caso de mudança da medida dos pneus originais, poderão ocorrer mudanças também na pressão de utilização. Nesses casos, procure um profissional qualificado, que conheça bem o seu veículo e suas características. Isso fará toda a diferença na orientação. E não esqueça de calibrar o espete pelo menos uma vez por mês.

Por isso, daqui para adiante, se você não é bom de memória para guardar todas as informações do seu carro, vale sempre dar uma espiadinha no manual do usuário. 

Fonte: Canarinho Press
Fonte: Terra
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