Carro branco vira "moda", e preço sobe até R$ 3 mil
<br/>Há cerca de um ano, os carros brancos - antes tidos como de uso exclusivo para frotas e táxis - vêm crescendo no gosto dos consumidores brasileiros. Essa demanda ocorre principalmente no segmento premium - carros com valor superior a R$ 50 mil - e já implicam em aumento dos preços dos veículos nessa cor.<br /><br />De acordo com a fabricante de tintas automotivas Dupont, modelos nesta cor já são os mais populares no mundo, dominando 22% do mercado, empatados com os modelos prata. No Brasil, o branco respondia por 13% das unidades vendidas em 2010. Em 2011, este percentual pulou para 17%. Hoje o branco está atrás do prata (30%) e do preto (19%).<br /><br />Revendedoras já cobram um adicional - que pode chegar a R$ 3 mil - pelos modelos na cor branca. "Há cerca de um ano, o branco correspondia a cerca de 5% a 10% dos pedidos. Hoje, passou a ser 40%. Os descontos que daríamos antes, já não seriam possíveis hoje", afirmou Ricardo Almeida, gerente comercial da Eurobike, revendedora da Audi.<br /><br />Para o analista do setor automotivo José Rinaldo Caporal, o crescimento das vendas na cor branca é explicado pela busca da diferenciação dos demais modelos. "Não há vantagem relevante (nos modelos da cor branca). O que realmente o público busca é a diferenciação".<br /><br /><b>"Febre" atinge também "populares"</b><br>A tendência dos modelos na cor branca, começa a ser sentida pelas fabricantes com os modelos "populares". Contudo, apenas naqueles que não remetem aos carros de frota ou táxi, principalmente em São Paulo.<br /><br />Segundo Márcio Mota, gerente comercial da Caltabiano, revendedora Volkswagen, o branco já responde a grande percentual de venda. "Um Voyage (na cor branca) está totalmente ligado a táxi, então continua não vendendo. Já nos carros cross-over ou esporte, por exemplo, as vendas eram praticamente zero. A Saveiro Cross vende mais em branco do que preto e prata. Cerca de 40%, 50% são brancas, o restante se divide em prata, preto e vermelho", afirmou.<br /><br /><b>Novas cores</b><br>Assim como os carros brancos registraram crescimento no número de vendas, as fabricantes trabalham com novas cores. "No mundo, o marrom é o novo branco. Alguns carros de luxo estão saindo na cor marrom. É a nova tendência, pois a aceitação está muito grande", afirmou Caporal.<br /><br />Para Antonio Carlos Oliveira, diretor da Dupont, "há uma tendência das pessoas se tornarem sustentáveis e o branco remete a essa característica". Segundo ele, cores derivadas das tradicionais preto, prata e vermelho e outras que mudam de aspecto durante o dia serão as próximas novidades do mercado.<br /><br />"A tendência são os novos pigmentos que mudam a percepção do olhar. Essas cores &aposcamaleão&apos mudam de acordo com a iluminação que incide no carro. A noite ele possui uma cor, já de dia a cor parece outra".