PUBLICIDADE

CadÚnico: o que é, quem tem direito, benefícios e como se cadastrar

O Cadastro Único é essencial para ter acesso aos programas sociais do governo, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida

12 out 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Embora tenha sido criado pelo Governo Federal, o Cadúnico é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.
Embora tenha sido criado pelo Governo Federal, o Cadúnico é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras.
Foto: Divulgação/Governo Federal

Se você conhece alguém que recebeu ou ainda recebe algum auxílio do governo – seja durante a pandemia com o Auxílio Brasil ou atualmente tenha acesso ao Bolsa Família ou Minha Casa, Minha Vida – certamente já ouviu falar sobre o Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico

Criado pelo Governo Federal em 2001, o CadÚnico é a central de informações que o governo utiliza para saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil – pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. Embora nem todos estejam cadastrados, saber como funciona esse sistema é importante.

O Terra preparou um guia com as principais informações sobre o CadÚnico para você saber o que é, quem tem direito, benefícios e como se cadastrar.

O que é CadÚnico?

CadÚnico é a central de informações que o governo utiliza para saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Somente com o Cadúnico é possível que cidadãos possam participar de programas sociais do governo como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. 

Quem tem direito ao Cadastro Único?

Famílias de baixa renda, que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa. Também podem se cadastrar famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo e pessoas que moram sozinhas ou vivem em situação de rua.

Quais são os benefícios do CadÚnico?

Entre os programas que utilizam o CadÚnico, estão:

  • Bolsa Família;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Tarifa social de água;
  • Isenção de Taxas em Concursos Públicos;
  • ID Jovem;
  • Carteira do Idoso.

Como se cadastrar?

Embora tenha sido criado pelo Governo Federal, o Cadúnico é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras. Sendo assim, o cadastro pode ser feito pessoalmente em um posto de atendimento da sua cidade de forma gratuita. Basta procurar por um Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Para realizar o cadastro, no entanto, é necessário levar alguns documentos. 

O responsável pela família precisa levar um documento com foto como, por exemplo, sua carteira de identidade. Além disso, precisa levar o seu CPF ou seu Título de Eleitor, comprovante de residência e os documentos de todas as pessoas da família que moram com ela. É importante levar os CPFs de todos. Todas as pessoas da família que moram no mesmo local e dividem renda devem estar cadastradas.

Como consultar dados do CadÚnico?

Após fazer o cadastro pessoalmente, é possível consultar os dados do Cadúnico pela internet, como o Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral. Os dados podem ser vistos no app do CadÚnico ou na página da internet.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade