Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasileiro ex-professor de jiu-jitsu cria site de R$ 400 mi

24 abr 2013 - 07h08
Compartilhar

Quando estudava em Londres e para pagar sua estadia na capital da Inglaterra dava aulas de jiu-jitsu, o carioca João Ricardo Mendes, 32 anos, começou a se interessar pelo comércio eletrônico. Naquela época, em 2000, ele percebeu que a americana Amazon dava mostras que vender pela internet poderia ser uma atividade lucrativa.

João Mendes é dono do Hotel Urbano, agência de viagens online
João Mendes é dono do Hotel Urbano, agência de viagens online
Foto: Daniel Ramalho/ Divulgação

Treze anos depois e após superar algumas tentativas frustradas, o mesmo jovem que queria se formar em Direito e fazia bicos na academia de um dos irmãos Gracie é dono do Hotel Urbano - agência de viagens online que tem 6,5 milhões de seguidores no Facebook e espera faturar R$ 400 milhões esse ano.

A experiência de Mendes com e-commerce começou efetivamente quando ele voltou do Reino Unido, em meados de 2004, e começou a viabilizar seu próprio site, a loja de departamento Apetrexo. Ele convenceu o irmão José Eduardo a se juntar na empreitada e o site estreou na rede em 2005. Porém, o negócio não tomou a trajetória imaginada pelo empreendedor. "Era um negócio muito difícil, com taxas de juros altas, margem de lucro muito baixa, além da concorrência das grandes varejistas, que na mesma época criaram seus sites", diz. A diversidade de produtos, a necessidade de estoque, os altos investimentos e o baixo retorno do Apetrexo funcionaram como uma "escola" para o novo empreendimento.

Nascia então, na primeira semana de 2011, o Hotel Urbano, também em parceria com o irmão José Eduardo. O site começou explorando o filão das compras coletivas. Tanto que o nome da empresa pegava carona no Peixe Urbano, maior site do tipo em atuação no mercado brasileiro.

Porém, mais uma dificuldade: com a queda nas vendas nesse tipo de atividade, eles resolveram mudar o posicionamento da marca e a empresa se transformou em uma agência de viagens online, seguindo o modelo da CVC.

O Hotel Urbano passou a trabalhar com a ideia de aumentar a ocupação dos hotéis e aviões em períodos ou horários tradicionalmente menos procurados, oferecendo descontos aos consumidores. Depois dessa última grande mudança de rumo, o site deslanchou e, segundo a empresa, até o início do mês contava com cerca de 15 milhões de clientes cadastrados.

"Nosso modelo de negócios vende o produto mais perecível do mundo. Se aquele (quarto) não for ocupado hoje esse dinheiro não volta. Nós estudamos muito bem esse mercado e conseguimos ver como gerar demanda para um hotel o ano inteiro, com preços acessíveis. Estamos criando uma demanda para o turismo nacional", diz Mendes.

Em 2013, a expectativa é que o site comece a expansão para a América Latina. No segundo semestre desse ano, o Hotel Urbano chega na Argentina, Uruguai e no Chile. Outra novidade vai ser a flexibilização oferecida ao cliente, que poderá montar pacotes escolhendo exatamente o voo e o hotel. Até 2016, os planos são mais ambiciosos. "Queremos que até 2016 a empresa esteja pronta para fazer uma oferta inicial de ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa)".

<a href="http://economia.terra.com.br/infograficos/escritorios-executivos-brasileiros/iframe.htm">veja o infogr&aacute;fico</a>

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra