Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Brasil vai ter horário de verão este ano? Veja prós e contras da medida

Há quem ame e quem odeie o horário de verão, suspenso no Brasil desde 2019

28 set 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Brasil não adotará o horário de verão em 2025, segundo o Ministério de Minas e Energia, que considera desnecessário devido ao pleno atendimento energético e condições favoráveis dos reservatórios.
O MME afirma que a necessidade de implementar o horário de verão é estudada permanentemente
O MME afirma que a necessidade de implementar o horário de verão é estudada permanentemente
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O horário de verão não deve ser adotado no Brasil este ano, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME). A pasta explicou que o tema é permanentemente avaliado, com análises constantes da sua necessidade de aplicação. No momento, estudos confirmam o pleno atendimento de energia pelo menos até fevereiro de 2026, conforme indicado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo o MME, as condições dos reservatórios estão favoráveis, evoluindo dentro da normalidade ao longo do período seco, deixando o Sistema Interligado Nacional (SIN) em situação melhor que no ano passado. Em 2024, as discussões sobre o retorno ou não do horário de verão foram intensas. Apenas em outubro, o governo descartou a volta da medida para aquele ano.

Na ocasião, alguns setores econômicos se manifestaram contrários ao horário de verão, enquanto estudos do ONS indicaram a possibilidade de economia próxima aos R$ 400 milhões com a adoção da medida. Por fim, o ministro Alexandre Silveira bateu o martelo de que a volta do horário de verão só aconteceria se fosse "imprescindível". 

Há quem ame e quem odeie o horário de verão, suspenso no País desde 2019. Mas, deixando o gosto pessoal de lado, quais são os prós e contras da medida? Confira:

Quais são os prós do horário de verão?

O horário de verão tem como intuito reduzir o consumo de energia elétrica a partir do maior aproveitamento da luz do dia, com o adiantamento dos relógios em uma hora. Porém, o que se percebeu foi uma mudança nos hábitos de consumo, que tornaram a medida menos eficiente. Agora, o consumo de energia tem se intensificado à tarde, principalmente com uso de aparelhos de ar condicionado.

Ainda assim, alguns setores continuam a defender a vantagem do horário de verão. Em 2023, a Associação Comercial de São Paulo publicou um manifesto pedido o retorno da medida.

No texto, a entidade alega que ter uma hora a mais de iluminação estimula o consumo e o turismo, dando maior sensação de segurança para os cidadãos aproveitarem o tempo na rua. 

Quais são os contras do horário de verão?

Por outro lado, alguns setores se mostram contrários ao horário de verão. A indústria, por exemplo, alega aumento de custos em outras áreas além da energia.

Além disso, o setor aéreo seria um dos mais afetado, já que a medida tem impacto na logística dos voos, principalmente os internacionais. No ano passado, quando o tema estava mais em alta por causa da situação mais crítica nos reservatórios, representantes de empresas aéreas divulgaram um comunicado pedindo que o governo avisasse com ao menos 180 dias a adoção do horário de verão.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade