Brasil terá bandeira tarifária verde em fevereiro, sem cobrança adicional na conta de luz
Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira implementada em janeiro se deve a chuvas mais favoráveis nos últimos 15 dias deste mês
A bandeira tarifária do setor elétrico em fevereiro continuará verde, sem cobrança de custos adicionais na fatura de energia do consumidor, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira implementada em janeiro se deve a chuvas mais favoráveis nos últimos 15 dias deste mês, em relação à primeira quinzena, "havendo uma recuperação do nível dos reservatórios das usinas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte".
"Dessa forma, não será necessário despachar as usinas termelétricas mais caras", ressaltou a Aneel, indicando que as chuvas garantem que o funcionamento das hidrelétricas em níveis adequados.
Na véspera, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que chuvas poderão ser mais favoráveis ao setor elétrico no mês de fevereiro, depois de meses mais secos que o normal, ajudando a reduzir o déficit de precipitações em importantes bacias em momento crucial para garantir mais armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas.
O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração.