Chanceler espera dois novos acordos comerciais do Mercosul
Segundo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anúncio poderia ser feito no 2º semestre
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse nesta terça-feira (2) que prevê a assinatura de mais dois acordos comerciais novos entre o Mercosul e outras regiões do mundo no segundo semestre de 2019, anunciando uma nova era de abertura para o país.
O Mercosul está em negociações avançadas com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), Canadá, Cingapura e Coreia do Sul, disse Pedro Miguel da Costa e Silva, principal negociador comercial da chancelaria para as Américas, falando ao lado de Araújo.
"Eu acho que nós estamos muito próximos de concluir negociações com a EFTA. Eu acho que nós podemos concluir com Canadá também nos próximos meses. Estamos trabalhando duro com Cingapura. Avançando rapidamente com a Coreia", disse Costa e Silva.
Araújo disse que o entendimento sobre o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, na semana passada, assinalou o início de uma era do "Grande Brasil", na qual a nação será mais aberta, próspera e competitiva.
O Brasil trabalhará para assegurar mais acordos comerciais durante o período em que ocupar a liderança rotativa do Mercosul, a partir do final deste mês, afirmou.
Veja também: