Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ANP defende exploração de gás não convencional no Brasil

Nos EUA, alega diretor, indústria proporcionou abertura de 700 mil poços e barateamento de preço para o consumidor doméstico

24 set 2018 - 17h20
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - O diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, defendeu a exploração do mercado de gás não convencional no Brasil, indústria que nos Estados Unidos proporcionou a abertura de 700 mil poços e o barateamento do preço do gás natural para o consumidor doméstico.

Ele afirmou que o mercado tem grande potencial para o gás não convencional, principalmente na bacia do Recôncavo Baiano, e que apesar de não ser "a salvação da lavoura", deveria ser levado em conta na política energética.

ANP defende exploração de gás não convencional no Brasil
ANP defende exploração de gás não convencional no Brasil
Foto: Tania Rego/Agencia Brasil / Estadão

No final de 2013, a ANP realizou o primeiro leilão de blocos com potencial para exploração não convencional, ou seja, que estão localizados em rochas que precisam ser fraturadas para que liberem o combustível. O Fraturamento hidráulico consiste na explosão de rochas subterrâneas e injeção de produtos químicos, o que causa danos ao meio ambiente, e por este motivo o Ministério Público obteve uma liminar que suspendeu a exploração de gás não convencional no Brasil até que se defina uma legislação específica para o segmento.

"A ANP é favorável à exploração do gás não convencional e temos que tomar essa decisão, mas no momento tem limitações legais", disse Oddone respondendo uma questão colocada durante debate por um representante da Halliburton na Rio, Oil & Gas 2018, sobre quando o Brasil começaria a explorar o gás não convencional.

"Os Estados Unidos tem 700 mil poços em produção de forma não convencional. Será que é tão ruim assim?", indagou Oddone, lembrando que o Brasil corre o risco de ter que importar gás natural apesar de ter um grande volume a ser explorado de forma convencional e não convencional.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade