Anda: Brasil importou 78,5% mais fertilizantes em janeiro
| valor default economia |
| Siga o Terra Notícias no Twitter |
As importações de fertilizantes intermediários cresceram 78,5% em janeiro deste ano, para 1,492 milhão t, disse nesta quarta-feira a associação que reúne a indústria no Brasil.
"A expectativa de uma safrinha excelente e os preços em patamares elevados das commodities puxaram as importações no mês passado", afirmou David Roquetti Filho, diretor executivo da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda).
Ele acrescentou ainda que o fato de algumas importações do final de dezembro terem sido contabilizadas em janeiro, por conta do gargalo para descarregar o produto nos portos, contribuiu para o expressivo crescimento registrado no mês.
Os fertilizantes intermediários, compostos pelos nutrientes NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), são utilizados na formulação dos produtos finais que seguem para as revendas. Trata-se de um recorde para o mês de janeiro, superando marca registrada no mesmo período de 2008, quando as importações de fertilizantes intermediários totalizaram 1,33 milhão t.
Naquele ano, o aumento dos preços de commodities agrícolas e dos fertilizantes levaram indústrias a anteciparem as compras externas diante da expectativa de forte demanda. Atualmente, os ganhos de grãos, algodão, açúcar e café também fazem o setor vislumbrar firme demanda pelo insumo.
Em janeiro de 2009, quando o setor contabilizava alto nível de estoques na indústria, revendas e cooperativas, as importações foram de apenas 183 mil t. Já as vendas internas de fertilizantes atingiram 1,492 milhão de toneladas em janeiro, incremento de 7,3% ante igual mês de 2010, impulsionadas sobretudo pelas entregas destinadas à adubação da segunda safra de milho, cujo plantio começou neste mês.