PUBLICIDADE

Análise climática para Cascavel: o que esperar para 2023?

Para o Sul do Brasil, de forma geral, não haverá uma quarta safra seguida de La Niña.

10 mar 2023 - 12h40
(atualizado às 19h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Texto produzido por Willians Bini, meteorologista e Head de Agronegócios da Climatempo

Este artigo é o terceiro de uma série de análises climáticas para cidades agrícolas do estado do Paraná. Já falamos sobre Londrina e sobre Maringá. Agora vamos abordar aspectos climáticos, seja de chuva observada nessa última safra, até as tendências para os meses, incluindo análises dos fenômenos El Niño e La Niña.

Foto: Climatempo

Foto: reprodução Getty Images

As projeções futuras estão sempre atualizadas, por isso mesmo, tendências de longo prazo podem sofrer pequenos ajustes, mas a previsão divulgada no www.agroclima.com.br há meses atrás, sobre o final do La Niña e o período de neutralidade, segue inalterada.

A boa notícia é que para o Sul do Brasil, de forma geral, é que não haverá uma quarta safra seguida de La Niña.

Climatologia e histórico de chuvas

Existem alguns aspectos extremamente importantes na análise de dados históricos. O primeiro é a comparação com a média, que em se tratando de dados meteorológicos, a comparação se dá com a chamada "climatologia" que é a média dos últimos 30 anos.

Conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a climatologia é o período ideal para a estimativas das médias e deve ser sempre recalculada, já que os valores médios globais estão passando por alterações mais significativas nas últimas décadas devido às mudanças climáticas.

Quer ter acesso a maior comunidade AGRO voltada para o compartilhamento de informações de tempo e Clima para as regiões e culturas agrícolas do Brasil? Então  para seguir o Instagram Agroclima e ficar bem informado.

O segundo ponto a se considerar, além do observado em cada mês, é como se verificou a distribuição dessa chuva. O ideal, em termos agrícolas, é que a chuva seja bem distribuída ao longo dos dias e semanas, evitando volumes grandes em poucos dias e períodos prolongados sem a ocorrência de precipitação.

O gráfico abaixo ilustra a chuva observada em Cascavel (PR) (coluna cinza) e a climatologia (rachurado em azul). Destaque para outubro, que teve chuvas bem acima da média, enquanto que novembro e dezembro ficaram abaixo. O mês de Janeiro, embora tenham sido verificado volumes que acumularam 165 milímetros, ficaram praticamente dentro da climatologia que é de 174 milímetros. E o mês de fevereiro voltou a apresentar chuvas mais volumosas.

Vale ressaltar que mesmo nos meses de novembro e dezembro, as chuvas foram bem distribuídas. O excesso hídrico de outubro contribuiu para a manutenção da umidade do solo, garantindo bons índices de balanço hídrico.

Foto: Climatempo

Figura 1: Chuva observada e climatologia mensal dos últimos 5 meses para Cascavel. Fonte: Climatempo

Fim do La Niña - Projeções climáticas 2023

O Agroclima , desde o final de 2022, vem divulgando o enfraquecimento do fenômeno La Niña e o período de neutralidade climática a partir do final do primeiro semestre de 2023. As águas do Oceano Pacífico Equatorial apresentam um ligeiro aquecimento, o que reforça o final do La Niña e o início da neutralidade, conforme imagem abaixo:

Foto: Climatempo

Figura 2: Anomalia de temperatura da superfície do mar entre 05/02/2023 e 04/03/2023. Fonte: https://www.esrl.noaa.gov

As últimas atualizações do modelo divulgado pelo Instituto de Pesquisas Internacionais da Universidade da Columbia (IRI) e pelo Centro de Previsões e Clima da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (CPC/NOAA), reforçam a transição da La Niña para neutralidade climática ao longo primeiro semestre de 2023.

Foto: Climatempo

Figura 3: Previsão probabilística de desenvolvimento de fenômenos El Niño ou La Niña ou neutralidade climática para os próximos trimestre.

Fonte: Consenso CPC/NOAA e IRI/Universidade de Colúmbia

Veja acima, que o prognóstico dos modelos indica um aquecimento das águas do Oceano Pacífico, com uma maior probabilidade de El Niño até o final do ano, com cerca de 62% de chance do fenômeno para a próxima safra 23/24.

O que esperar do clima para os próximos meses em Cascavel?

A plataforma Agroclima PRO, além de previsão para as próximas horas e próximos dias, permite visualizar e extrair a previsão 180 dias para qualquer coordenada geográfica. Abaixo os gráficos representativos da previsão de chuva e temperaturas (mínima e máxima) para o município paranaense de Maringá.

Foto: Climatempo

Figura 4: Previsão diária para os próximos 180 dias de chuva e temperaturas máxima e mínima para Cascavel.

Fonte: Agroclima PRO

Tendência de chuva e temperatura para Cascavel

As chuvas devem seguir regulares até a primeira quinzena de abril. Embora haja uma redução, até forçado pela sazonalidade na região. Nota-se alguns eventos de chuvas mais intensas, associadas a ciclones extratropicais, também comuns nesse período.

O mês de Julho também apresenta boa distribuição e volumes de chuva. Com isso, observamos que o Inverno, estação climatologicamente seca, deve apresentar eventos de chuva, com poucas chances de estiagem.

Já em termos de temperatura, o modelo de previsão 180 dias indica ao menos quatro eventos de frio mais intenso, sendo que um deles poderá apresentar temperaturas próximas de zero grau. Essa situação não é anormal, porém existe há necessidade de acompanhamento e monitoramento a partir dos próximos resultados numéricos.

A Climatempo tem como objetivo acompanhar e monitorar as projeções meteorológicas e suas influências na agricultura. Ainda não podemos garantir a presença do fenômeno El Niño para a próxima safra, mas acompanhe os próximos artigos e sigam as redes sociais do @agroclima para as próximas atualizações.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade