PUBLICIDADE

Afeta o seu dinheiro: como funcionam juros compostos

8 ago 2022 - 09h57
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Unsplash

Quando você investe o seu dinheiro em renda fixa sabe que o seu dinheiro renderá conforme uma taxa de juros. Só que existe um outro fator que impacta o crescimento do seu rendimento, principalmente no longo prazo: os juros compostos. 

“Juros compostos é como a velocidade em que o seu dinheiro cresce. Porque quando falamos de investimentos, o retorno é sobre o capital que você investiu, que chamamos de dinheiro principal. Mas conforme o tempo vai passando, esses rendimentos não vão ser apenas sobre o capital principal que você alocou, eles também irão incidir sobre os rendimentos acumulados dos meses anteriores que o seu investimento ficou aplicado”, explicou João Beck, economista e sócio da BRA. 

Ou seja, os juros vão incidir não apenas sobre o dinheiro que você colocou, mas também sobre o montante que ele cresceu. Por isso, os juros compostos também são chamados juros sobre juros. 

Por outro lado, os juros também podem incidir sobre dívidas. Já reparou como uma dívida não paga pode crescer tanto, a ponto de ficar muitas vezes o valor devido no começo? Além de as taxas de juros poderem ser muito altas, no caso de dívidas, também podem ser aplicados os juros sobre juros. 

Por isso, Beck ressalta: “os juros compostos podem trabalhar contra você, ou ao seu favor. Por isso a importância de investir, pensar no futuro, para que ele possa te impulsionar e ser seu amigo”. 

Os juros compostos podem incidir sobre investimentos de renda fixa, como CDB, LCI e LCA e Tesouro Direto. Já os investimentos de renda variável, como ações, têm a valorização ou depreciação atrelados a diversos fatores. 

Afeta o seu dinheiro: como funcionam juros compostos:
Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade