Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Ações europeias recuam com alta nos rendimentos dos títulos e preocupações com a inflação por energia

2 set 2026 - 14h06
(atualizado em 3/9/2026 às 12h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
As ações europeias recuaram nesta quarta-feira, com o índice STOXX 600 em queda de 0,2%, pressionadas pela alta nos rendimentos dos títulos e pela escalada do conflito entre EUA e Irã. A tensão no Oriente Médio elevou o petróleo Brent acima de US$ 95, reacendendo temores de inflação energética e reforçando as apostas de aumento nas taxas de juros pelo Banco Central Europeu. Perdas maiores foram amenizadas apenas pelos balanços corporativos positivos divulgados recentemente na região.

As ações europeias registraram queda nesta quarta-feira pressionadas pelos elevados rendimentos dos títulos, enquanto as tensões crescentes no Oriente Médio alimentaram preocupações com a inflação induzida pelos preços da energia.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,2%, a ⁠645,94 pontos, após atingir mínimas de um mês mais cedo no ‌pregão. O setor de varejo liderou as perdas na maioria dos setores, com uma queda de 2,3%.

Os preços do petróleo ‌Brent foram negociados acima de US$95 o ‌barril, agravando os temores de inflação depois que os ⁠Estados Unidos e o Irã trocaram mais ataques, na mais grave escalada do conflito entre os dois países em semanas.

A Europa é vista como especialmente vulnerável ao conflito que já dura meses dada sua dependência das importações de energia, mas os sólidos resultados ‌financeiros durante a última temporada de balanços foram um alívio para ‌os investidores e amorteceram ⁠parte das ⁠perdas do STOXX, diante de sinais de que as empresas estavam lidando melhor ⁠com a situação do que ‌o esperado.

"O cenário ainda ‌é relativamente positivo e o crescimento tem surpreendido para cima, pelo menos da perspectiva europeia. Isso nos dá algum suporte", disse Gordon Kerr, estrategista da KBRA. "Mas a preocupação com os ⁠preços elevados é o que está gerando incerteza no curto prazo."

A elevada dívida pública em economias regionais, como França, Itália e Reino Unido, tem estado em foco, já que taxas de juros mais altas pode agravar ‌os encargos fiscais.

O rendimento dos títulos alemães de 10 anos atingiu seu nível mais alto desde abril de 2011. Os investidores ⁠veem uma probabilidade de quase 100% de que o Banco Central Europeu aumente as taxas de juros em 25 pontos-base na próxima semana, enquanto uma alta de quase 50 pontos é esperada até o final do ano, segundo dados compilados pela LSEG.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,30%, a 10.756,45 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,50%, a 25.839,33 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,26%, a 8.280,63 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,24%, a 51.792,10 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,23%, a 19.779,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,77%, a 9.405,31 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra