5 maneiras para fintechs trabalharem com cupons e cashback
Dados do Sebrae mostram que quase 6,5 milhões de empresas já oferecem programas deste tipo no país
Fintechs estão em crescimento global, impactando o consumo brasileiro com cashback e cupons, com projeção de crescimento para o setor.
Com projeção de crescimento de 15% ao ano até 2028, em todo mundo, as fintechs são a bola da vez, segundo pesquisa global realizada pela McKinsey. Após transformarem mercados tradicionais como o de pagamentos, estas startups têm tido papel fundamental na mudança de consumo dos brasileiros, que têm optado cada vez mais pelo uso de cashback e cupons. Dados do Sebrae mostram que quase 6,5 milhões de empresas já oferecem programas deste tipo no país.
Com estratégias que envolvem a personalização e a oferta de recompensas, as ferramentas podem impulsionar a atração de novos clientes e fidelizar para futuras compras.
“O uso deve evoluir à medida que novas tecnologias e estratégias de marketing são desenvolvidas e implementadas. Com o mercado em expansão e o avanço de aplicativos móveis, o impacto sobre a jornada de compra dos clientes, é notável, o que abre oportunidades para as fintechs”, acredita Salomão Araújo, vice-presidente comercial da Rakuten Advertising, rede global de marketing de performance.
A seguir, o especialista apresenta 5 estratégias para estas empresas entrarem no segmento de cupons e cashback e quais são as melhores formas de trabalhar com essas ferramentas.
Parcerias com varejista
Uma das possibilidades para as fintechs é propor parcerias com varejistas para oferta de cashbacks e cupons aos clientes que usam seus serviços para fazer compras. Elas podem ser integradas aos aplicativos ou plataformas das fintechs para facilitar o acesso e o resgate dos benefícios.
“Outra estratégia interessante é criar campanhas promocionais conjuntas, em que os clientes recebem cashback ou cupons especiais ao utilizar os serviços da fintech para fazer compras em varejistas parceiros, agregando valor aos serviços e aumentando a satisfação”, garante Salomão.
Programas de fidelidade
Muitas fintechs desenvolvem programas de fidelidade que beneficiam os clientes com cashbacks e cupons para usar regularmente seus serviços financeiros. Esses programas podem oferecer recompensas com base em gastos, transações ou outros comportamentos específicos dos usuários.
“Entender o público-alvo e oferecer a ele o que mais faz sentido, é fundamental. É importante ter clareza quanto aos objetivos, determinando o que alcançar com o programa, como retenção de clientes, aumento de vendas para a marca parceira etc. O programa pode ser baseado em pontos, descontos, brindes ou acesso exclusivo a serviços”, detalha Salomão.
Ofertas personalizadas
As fintechs podem usar análises de dados e inteligência artificial para oferecer cashbacks e cupons personalizados com base no histórico de transações e preferências dos consumidores. Isso aumenta a relevância das ofertas e melhora a experiência do usuário. Os dados são uma fonte rica para compreender a jornada de compra dos clientes, seus comportamentos, necessidades e preferências financeiras.
“Com base nessas informações, as fintechs podem oferecer produtos e serviços sob medida, como sugestões de investimento, opções de empréstimos com taxas personalizadas, recomendações de economia e orçamento, e até mesmo ofertas exclusivas de cashback ou descontos em produtos financeiros específicos”, ressalta o VP.
Programas de indicação
As fintechs podem incentivar os clientes a recomendar amigos e familiares para seus serviços, oferecendo cashbacks e cupons como recompensa. Essas estratégias aumentam o engajamento e promovem o uso de seus serviços, diferenciando-os da concorrência.
“É de extrema importância simplificar o processo, facilitando a jornada para que os clientes existentes indiquem seus contatos, seja por meio de um link exclusivo, um código de referência ou um formulário simples de preenchimento. Outra estratégia interessante é oferecer recompensas adicionais para clientes que fazem múltiplas indicações ou que trazem referências de alta qualidade”, afirma ele.
Estratégias de Marketing de Performance
O marketing de performance é uma ferramenta poderosa para ajudar as fintechs em suas estratégias de cupons e cashback. Com ele, é possível auxiliar a medição precisa de resultados de desempenho das campanhas. Entre as métricas que podem ser acompanhadas estão o número de cliques, vendas geradas e o retorno sobre o investimento (ROI). Entender melhor como diferentes canais e táticas de marketing contribuem para as conversões, permite alocar recursos mais eficientes e possibilita realizar ajustes rápidos e precisos em tempo real.
“A parceria com uma rede de afiliados permite que as fintechs alcancem maior público, recebam insights, otimizem o desempenho das campanhas e expandam o alcance para novos clientes, de forma eficiente”, finaliza Salomão.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.