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5 dicas pra desburocratizar o Departamento Pessoal de uma PME

Especialista em DP explica como otimizar atividades do setor

30 ago 2022 - 10h47
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Foto: Adobe Stock

Mesmo em uma empresa de porte médio ou pequeno, as rotinas do Departamento Pessoal (DP) são numerosas e, muitas vezes, complexas e burocráticas. Exatamente por isso, elas exigem atenção redobrada e organização, afinal, é um setor que lida diariamente com informações importantes sobre colaboradores, bem como os processos de contratações, demissões e folha de pagamento.

“Uma gestão de qualidade é essencial para a excelência dos serviços e, neste sentido, a otimização de processos torna-se cada vez mais necessária para evitar problemas futuros”, explica Marcelo Furtado, CEO e cofundador da Convenia, HRTech de soluções para a digitalização e automatização do RH e do DP.

5 dicas pra desburocratizar o Departamento Pessoal de uma PME:

De olho no DP, Furtado enumera cinco dicas que podem contribuir para a desburocratização do setor.

1. Registro e mapeamento de atividades

“Ao efetuar registros de férias, demissões ou afastamentos temporários, há um maior controle e diminuem as chances de eventuais erros”, argumenta o CEO.

2. Estabelecimento de metas para gerenciamento digital

“Ter metas bem definidas é um passo importante para a otimização das atividades que envolvem a gestão de arquivos”.

3. Armazenamento em nuvem

“Trabalhar com o recurso da computação em nuvem é vantajoso e ao mesmo tempo seguro para as áreas de RH e DP. Afinal, uma de suas vantagens é justamente a otimização das informações em um único lugar”, comenta Furtado.

4. Gestão estratégica

“A gestão estratégica ajuda a melhorar processos internos, além de tornar o trabalho mais eficaz e seguro com foco em resultados”.

5. Software especializado

“A utilização de softwares especializados, como o da própria Convenia, são opções bastante interessantes para o mercado de RH e DP. Afinal, eles são capazes de realizar, por meio de uma só ferramenta, uma série de tarefas relacionadas à gestão de pessoas, além de integrar dados e produzir relatórios”, finaliza.

Redação Dinheiro em Dia
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