PUBLICIDADE

5 dicas para fazer o dinheiro render mais na aposentadoria

Especialista do Instituto de Longevidade MAG elenca dicas para potencializar o valor da aposentadoria

6 fev 2024 - 06h50
Compartilhar
Exibir comentários
5 dicas para fazer o dinheiro render mais na aposentadoria:

Garantir uma aposentadoria tranquila é o sonho de boa parte da população brasileira. No entanto, nem tudo são flores, já que muitas vezes o valor da aposentadoria pode não ser exatamente aquilo que se espera. Portanto, buscar alternativas para complementar a renda torna-se fundamental.

Antonio Leitão, gerente do Instituto de Longevidade MAG, destaca algumas estratégias que podem ajudar você a aumentar o orçamento após a aposentadoria. 

Planeje investimentos para a aposentadoria

"Comece a investir parte da sua renda em veículos de investimento de longo prazo, como fundos de previdência privada, planos de aposentadoria, ações ou títulos. Procure orientação de um profissional financeiro para criar uma estratégia personalizada", diz o especialista.

Poupe e evite dívidas

"Evite acumular dívidas ou busque quitá-las o quanto antes Elas devem ser prioridade sempre que entrar um dinheiro extra. Se possível, economize parte da renda regularmente. Quanto menos dívida tiver durante a aposentadoria, mais dinheiro você terá disponível para suas necessidades."

Períodos de serviço militar e aluno-aprendiz

As pessoas que atuaram como aluno-aprendiz até 16/12/1998 devem ter o período de contribuição considerado. É importante ressaltar que a inclusão ocorre apenas para quem foi aluno-aprendiz no período citado, com vínculo empregatício e remuneração comprovados.

"Quem prestou serviço militar, ou seja, antes de assumir um cargo público federal, também deve ter o período de atividade incluído no cálculo de período de carência e contribuição, independente de remuneração."

Garanta outras fontes de renda

"O valor da aposentadoria nem sempre é o suficiente para cobrir as despesas do dia a dia, por isso muitos aposentados buscam outras formas de complementar a renda. Já outras pessoas aproveitam o momento para empreender ou decidem continuar trabalhando por satisfação pessoal ou convivência social."

Seguro de vida

"Certifique-se de ter um bom seguro de vida. Isso pode ajudar a reduzir despesas inesperadas com saúde, principalmente, e garantir que seus entes queridos estejam protegidos financeiramente."

Planeje o estilo de vida na aposentadoria

"Avalie seu estilo de vida e faça ajustes conforme necessário. Fazer economia e saber gastar bem seu dinheiro, pode permitir que seus recursos durem mais tempo", diz Antonio Leitão.

Quais os benefícios de economizar para a aposentadoria?

"Normalmente, quando iniciamos a carreira, temos a tendência a acreditar que a aposentadoria vai demorar muito para chegar. Focamos nossos esforços e recursos naquilo que traz uma recompensa mais imediata. São raros os casos de pessoas que pensam, logo cedo, em um planejamento de longo prazo", afirma ele.

Foto: Freepik / Montagem Homework

Porém, uma hora essa conta chega. E aí bate aquele arrependimento do tipo “Por que não pensei nisso antes?” Por isso, pensar em como deseja viver durante sua aposentadoria deve ser um exercício constante.

"Quem não se planeja, pode ter o orçamento fortemente impactado quando mais precisar. E é aí que quem melhor se preparou colherá o resultado de seu esforço", finaliza o especialista.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade