Votação para o Oscar 2025 se encerra nesta terça-feira
Indefinição marca reta final da premiação, que acontece em 2 de março
A contagem regressiva para o Oscar 2025 está chegando ao fim, e a votação final para definir os vencedores da premiação mais prestigiada do cinema termina nesta terça-feira (18), às 22h (horário de Brasília).
A partir de quarta-feira (19), qualquer estratégia promocional por parte dos indicados não influenciará mais no resultado.
A cerimônia está marcada para o dia 2 de março e será realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles, com transmissão ao vivo pela TV Globo. Com uma safra de filmes diversificada e desempenhos aclamados pela crítica, esta edição é considerada uma das mais imprevisíveis dos últimos anos.
Dentre os principais concorrentes, o longa brasileiro Ainda Estou Aqui se destaca por disputar três categorias importantes: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no papel principal. O filme recebeu aclamação em festivais internacionais e gerou grande expectativa sobre a possibilidade de uma conquista histórica para o cinema nacional.
Inicialmente, Anora despontava como favorito ao prêmio de Melhor Filme, mas após os resultados do Bafta, realizado no último domingo (16), a disputa ficou ainda mais indefinida. A produção britânica, que liderava as previsões, viu sua posição ameaçada por A Substância, estrelado por Demi Moore, e Ainda Estou Aqui.
A categoria de Melhor Atriz também se tornou uma das mais acirradas da premiação. Mikey Madison (Anora) era considerada uma aposta segura, mas a vitória de Demi Moore no Bafta colocou a veterana na linha de frente. Fernanda Torres também segue como uma forte candidata, podendo surpreender a indústria cinematográfica com uma possível conquista.
Bafta e Oscar: previsão confiável ou surpresa à vista?
Embora o Bafta compartilhe vários membros com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, ele não é um indicador infalível para prever os vencedores do Oscar. Em algumas edições, os resultados das duas premiações coincidem, enquanto em outras, diferem significativamente.
Em 2024, por exemplo, a maioria dos ganhadores do Bafta repetiu o feito no Oscar, exceto na categoria de Melhores Efeitos Visuais. No entanto, em 2023, houve apenas um vencedor em comum entre as duas premiações: Paul Rogers, na categoria de Melhor Montagem por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.
Com tantos cenários ainda indefinidos, os cinéfilos aguardam ansiosamente para descobrir quais filmes e artistas serão consagrados na noite de gala do cinema mundial. Até lá, qualquer previsão segue aberta, e o Oscar 2025 promete fortes emoções.