Virada Cultural 2025 para amantes de livros: Veja 4 atrações imperdíveis
O festival paulistano terá uma programação especial dedicada à literatura, além de eventos voltados a livros em espaços parceiros
Errado está quem pensa que a Virada Cultural é apenas para os amantes de música. Em 2025, o evento que ocorre entre 24 e 25 de maio com mais de 100 espaços culturais por toda a cidade de São Paulo também oferece uma programação especial toda dedicada à literatura.
Celebrando duas décadas de existência, o festival que é organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, este ano conta com o tema "20 anos em 24 horas" e terá shows, espetáculos teatrais, rodas de conversa, oficinais e muitas atividades espalhadas por todas as zonas da capital.
Se você planeja curtir a Virada Cultural com foco nos livros, confira quatro atrações para colocar no seu roteiro:
Virada Literária na Biblioteca Mário de Andrade
Pela primeira vez, será realizada a Virada Cultural Literária, um evento de 24 horas entre às 18h de sábado, 24, e às 18h de domingo, 25, que vai promover encontros gratuitos e abertos ao público com grandes nomes da literatura brasileira na Biblioteca Mário de Andrade, no centro da capital paulista.
Segundo a Secretaria de Cultura, o evento busca "celebrar a literatura em língua portuguesa como um território de encontros, resistência e transformação". A curadoria é de José Manuel Diogo e Tom Farias.
A programação conta com autores como o colunista do Estadão Leandro Karnal, Itamar Vieira Junior, Paulo Lins, Bruna Lombardi, Luciany Aparecida, Andréa Del Fuego, João Silvério Trevisan, Antônio Prata, Giovanna Madalosso e mais.
A noite de sábado terá quatro mesas, com outra iniciando à 0h de domingo. Já a partir da 1h30, acontece a Madrugada Poética, um "mergulho nas vozes poéticas emergentes da lusofonia", seguido do "Slam dos 13", às 3h30, e da exibição do documentário O avô na sala de estar: a Prosa Leve de Antonio Candido, às 6h.
Ao longo do domingo, 25, ocorrem mais sete mesas. A programação encerra com uma entrevista da jornalista Joyce Ribeiro com o escritor Itamar Vieira Junior, conversa que abordará memória, território, resistência e o lugar da literatura na reinvenção do Brasil profundo.
- R. da Consolação, 94. Entrada gratuita. Das 18h de sábado, 24, às 18h de domingo, 25. Evento gratuito sujeito a lotação. Lugares atribuídos por ordem de chegada. Confira a programação completa aqui.
Casa das Rosas
A Casa das Rosas, casarão na Avenida Paulista transformado em centro cultural, terá dois eventos especiais voltados à literatura. No sábado, 24, às 18h, o local terá uma Roda de Poesia, com Ayelén Medail, Cide Piguet e Leonardo Gandolfi.
O evento contará com o lançamento dos livros Pote de mel e outros poemas, de Gandolfi, e Nossa vingança é o amor: antologia poética (1971-2024), da poeta uruguaia Cristina Peri Rossi - Medail e Piguet são os tradutores da obra.
No domingo, 25, às 11h, a Casa das Rosas vai oferecer mais uma edição do Pegue Livros, evento em que títulos diversos estão disponíveis para o público levar para casa. Cada visitante pode levar até três livros.
- Av. Paulista, 37. Sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 18h.
Museu da Língua Portuguesa
Se você ama literatura e ainda não visitou o Museu da Língua Portuguesa, essa pode ser a oportunidade perfeita. Além da exposição principal, o museu conta com a mostra temporária Fala Falar Falares, de curadoria de Daniela Thomas e Caetano W. Galindo, que celebra os diferentes sotaques do Brasil.
O museu terá o horário de funcionamento estendido até às 21h no sábado (com entrada até 20h) e é grátis aos finais de semana. No mesmo dia, das 17h às 18h30, ocorrerá o Sarau no Museu, uma homenagem a Paulo Leminski e Alice Ruiz, com mediação de Bruna Beber e participação de Caetano Romão, Mirella Amorim e Bruna Lucchesi.
- Praça da Luz, s/nº. Sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 9h às 16h30. Retirada de ingressos na bilheteria ou pelo Sympla.
Centro Cultural Coreano
O Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) promoverá uma programação gratuita para celebrar a literatura e a cultura pop advinda da Coreia do Sul. Para os fãs de livros, vale destacar um bate-papo no domingo, 25, com o podcast Sarangbang, que fará uma introdução à literatura coreana, além de promover sarau de poesia. O local também terá um jogo inspirado na brincadeira Sadari em que o visitante pode descobrir o livro sul-coreano ideal para ele.
- Avenida Paulista, 460. Sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 16h30. Veja a programação no site.