Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Violino Stradivarius ganha destaque em concerto em Bruxelas

17 out 2025 - 10h36
(atualizado às 19h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Um violino Stradivarius de 300 anos de idade, avaliado em cerca de US$16 milhões, será o centro das atenções nesta sexta-feira, em um concerto em Bruxelas, apresentado pelo armênio Sergey Khachatryan com a Orquestra Nacional da Bélgica.

O violino, conhecido por sua extraordinária gama tonal e importância histórica, foi fabricado por volta de 1724 pelo artesão italiano Antonio Stradivari em sua cidade natal, Cremona, e foi comprado recentemente por um benfeitor da filantrópica Stretton Society, que empresta instrumentos excepcionais.

"É uma grande alegria poder criar essa relação entre mim, como artista, e o instrumento... um instrumento tão incrível, com um som e uma complexidade tão belos", disse Khachatryan, a quem foi confiado o Stradivarius pelos próximos 10 anos.

No Palais des Beaux-Arts de Bruxelas, na sexta-feira, ele interpretará o tecnicamente exigente Concerto para Violino de Brahms.

"A música de Brahms é um reflexo da beleza, na natureza e também nos sentimentos humanos", disse Khachatryan à Reuters. "Se você tem um violino tão incrível, pode mostrar isso."

O instrumento está entre os mais valiosos de várias centenas de violinos Stradivari remanescentes, que podem ser vendidos por milhões de dólares, sendo que os mais procurados são os do "Período Dourado" de Stradivari, de 1700 a 1720.

Conhecido como "Kiesewetter" -- em homenagem ao violinista alemão do Século 19 Christoph Gottfried Kiesewetter -- ele foi tocado por importantes violinistas, incluindo Augustin Hadelich e Maxim Vengerov, que o utilizaram na cerimônia do Grammy em 1996.

"Na verdade, há uma foto muito bonita com Maxim Vengerov, Sting e Elton John ao lado do instrumento", disse Stephan Jansen, cofundador da Stretton Society.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade