Vale Tudo: imprensa francesa celebra sucesso de Zaho de Sagazan no Brasil após música entrar na trilha da novela
Vários jornais e revistas da França repercutiram esta semana o sucesso repentino da cantora francesa Zaho de Sagazan no Brasil desde que uma de suas interpretações integrou a trilha sonora do remake da novela "Vale Tudo". Já célebre em seu país, a artista foi surpreendida por uma popularidade internacional alimentada pelo público brasileiro.
Vários jornais e revistas da França repercutiram esta semana o sucesso repentino da cantora francesa Zaho de Sagazan no Brasil desde que uma de suas interpretações integrou a trilha sonora do remake da novela "Vale Tudo". Já célebre em seu país, a artista foi surpreendida por uma popularidade internacional alimentada pelo público brasileiro.
Silvano Mendes, da RFI em Paris
"Zaho de Sagazan se torna uma estrela no Brasil graças a uma telenovela". Foi com esse título que o jornal Le Figaro resumiu o fenômeno desde que a interpretação da música "Modern Love" feita pela cantora animou o primeiro episódio da nova versão da novela "Vale Tudo".
"Desde que o primeiro capítulo da novela foi ao ar, as buscas pelo nome da cantora explodiram no Spotify, registrando um aumento de 2.086% no país", relata Le Figaro, baseado em informações da Billboard France. O diário aponta que a canção alcançou o segundo lugar no Shazam Brasil, ao lado de Lady Gaga e Bruno Mars.
Reportagens sobre o fenômeno também foram publicadas nas revistas Elle francesa, que questiona em manchete "Por que a regravação de 'Modern Love' de Zaho de Sagazan se tornou viral no Brasil?'. Mesmo tom na Vanity Fair, que fala de "um verdadeiro sucesso" no país.
"Modern Love", canção gravada pela primeira vez por David Bowie em 1983, foi interpretada por Zaho de Sagazan em maio de 2024 na abertura do Festival de Cinema de Cannes. A performance da jovem foi pensada como uma homenagem à diretora norte-americana Greta Gerwig, presidente do júri do festival naquela edição. "Modern Love" fazia parte da trilha de "Francis Ha", filme de Noah Baumbach que revelou a cineasta para o grande público, ainda como atriz, em 2012.
Em uma apresentação ao vivo, Zaho subiu no palco com um vestido longo da Louis Vuitton, mas calçando apenas meias brancas, e encantou o público com um momento que se tornou viral, com mais de 3 milhões de visualizações no Youtube. O sucesso foi tamanho que a cantora lançou a faixa em plataformas de streaming.
Mas agora, quase um ano depois, a interpretação viralizou novamente, graças à telenovela, transformando a cantora em uma "superstar no Brasil", como escreve o canal de televisão BFM em seu site. "A música, que já havia causado sensação no Festival de Cannes em 2024, foi transmitida na íntegra no primeiro episódio da novela 'Vale Tudo', que se tornou um fenômeno social no Brasil, com 17 milhões de espectadores", detalha a emissora. Desde a estreia da novela, o vídeo da abertura do festival de Cannes foi visto mais de 70 mil vezes apenas no Brasil, informa a BFM TV.
Além disso, "outras músicas de Zaho de Sagazan também estão fazendo sucesso entre os brasileiros", afirma o jornal La Provence. O catálogo de títulos da cantora na plataforma Youtube registrou um disparo de 1.614% entre 30 de março, quando a nova versão de "Vale Tudo" estreou, em 19 de abril, resume a publicação francesa.
A artista de 25 anos, que ficou famosa na França em 2023 com a canção "La Symphonie des éclairs" (disco de platina), conquistou quatro Victoires de la musique, um dos principais prêmios da música francesa. Desde então, ela é um dos nomes mais populares da cena musical do país. Além da apresentação na abertura do Festival de Cannes, ela também cantou na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris.