Veja gafes e erros de jornalistas na cobertura do Carnaval
- Mariana Trigo
Muito além das informações técnicas e destaques sobre os desfiles, blocos e trio elétricos, uma das maiores diversões das transmissões televisivas dos carnavais para os telespectadores são as gafes e os deslizes cometidos por comentaristas, apresentadores e jornalistas envolvidos.
Infográfico: Saiba tudo o que rolou nos desfiles das escolas de SP e dê sua opinião
Como as coberturas dos desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo e a transmissão dos blocos de Salvador, Recife e demais capitais brasileiras costumam durar horas a fio e atravessar as madrugadas, os profissionais do Carnaval têm mais chances de cometer erros, muitas vezes ao vivo, que chegam a entrar para a história dessas coberturas.
É o caso, por exemplo, da transmissão de um baile carioca no início dos anos 80 por uma equipe da TV Bandeirantes - formada pelo então novato apresentador Otávio Mesquita e pela atriz Cristina Prochaska. Durante o baile no Scala, casa de espetáculos do Rio, um diretor gritava para o câmara pelo ponto eletrônico: "fecha na Prochaska, fecha na Prochaska!".
Quanto mais ele implorava para o cinegrafista dar um close no rosto de Cristina, mais o câmara, confuso, fazia zoom nas partes íntimas de uma passista que rebolava quase nua em cima de uma mesa da festa.
"Nossa, já participei de tantas gafes... Uma delas foi entrar no banheiro do Baile de Gala Gay e flagrar um monte de mulheres fazendo xixi de pé", lembra Otávio, aos risos. Mas pior mesmo foi a estreia do apresentador no Carnaval de 1984, pela TV Bandeirantes.
Ele entrou ao vivo, pela primeira vez, logo após ser chamado pelo apresentador Joelmir Betting, que ancorava a transmissão. "Eu disse: Fala Betão... Beleza? Vem para cá que isso tá uma loucura! Ele se assustou comigo", relembra Otávio, que este ano está novamente na cobertura do Carnaval da Band.
Jornalistas mais recentes na festa profana também têm histórias para ressaltar de outras folias. Glenda Kozlowski, que este ano participa de sua quarta cobertura pelo Carnaval da TV Globo, já protagonizou algumas gafes. Uma delas foi pedir para o público mandar um "msn", em vez de um "sms" para participar da transmissão.
Outra vez, foi quando comentou a comissão de frente da Unidos da Tijuca de 2011, que através de um ilusionismo, fazia com que a cabeça dos dançarinos "caísse" até a metade do corpo. "Quando vi aquilo, não conseguia mais falar, só gargalhava. Tive um ataque de riso, mas acho que ninguém de casa reparou na minha crise", diverte-se.
Ao lado de Glenda, o apresentador Luís Roberto comanda o Carnaval da TV Globo pelo terceiro ano consecutivo. Um de seus comentários mais divertidos em uma das transmissões foi quando viu um carro da Acadêmicos do Salgueiro passar na sua frente e soltou a pérola: "esse é o carro do filme do Carlos Santana, Papagaio no Rio". Ele estava se referindo à animação Rio, do cineasta Carlos Saldanha, indicada ao Oscar de Melhor Canção Original este ano. "Temos carnavais memoráveis, que não vamos esquecer nunca", minimiza.
Quem também não esquece os carnavais de outrora é o experiente apresentador Fernando Vanucci, que trabalhou por 26 anos na Globo e oito na Rede TV!, dentre dezenas de coberturas carnavalescas. O jornalista, que este ano foi sondado para apresentar o SBT Folia, começou a transmitir os desfiles de Carnaval em 1985.
Seguro nos comentários e mestre em conhecer o nome e o currículo de cada destaque feminino em todas as escolas, Vanucci faz parte da história das transmissões do Carnaval carioca. "Não recuso trabalhar no Carnaval. Aprendi a amar como ninguém esta festa popular e os imprevistos e gafes foram muitos", afirma, sem revelar mais detalhes.
No entanto, uma das maiores gafes do Carnaval pertence ao apresentador José Luiz Datena, enquanto se equivocava diversas vezes ao cobrir um desfile do Sábado das Campeãs, no Rio. No final do desfile da Mangueira, o apresentador avisou o público: "a próxima escola a entrar será a Vila Isabel", prometia Datena. Ele foi logo corrigido pelo sambista Arlindo Cruz: "é a Grande Rio que entra agora!". Ao perceber o erro, Datena tentou consertar: "ah é... vem aí então a 'Unidos' da Grande Rio", explicou, denunciando a total falta de intimidade com o assunto, ao anunciar o desfile da Acadêmicos da Grande Rio.
Erros providenciais
Uma das apresentadoras mais conhecidas por suas histórias hilariantes e gafes cometidas durante a apresentação de jornalísticos e coberturas carnavalescas é Maria Beltrão. A jornalista, que ancorou a transmissão do Carnaval da Globo de 2002 a 2008, ao lado de Cléber Machado, assume que já passou por situações pitorescas.
Já trocou nomes de destaques, confundiu repórteres e até confundiu o nome de escolas nas transmissões do Carnaval da Globo. Tudo, sem jamais perder o bom humor. "Adoro os meus erros! Eles me aproximam do telespectador. No Carnaval, são quase 10 horas de transmissão ao vivo por dia. Com isso, a chance de errar ou cometer uma gafe é enorme. O Jô Soares diz que os meus erros foram os maiores acertos. Sou uma palhaça séria", diverte-se.
Instantâneas
- O repórter André Luiz Azevedo certa vez perguntou ao sambista Jamelão qual era a emoção de desfilar pela Mangueira. Jamelão, sem pestanejar, respondeu: "a mesma do ano passado!". Em seguida, o repórter questionou um componente sobre sua fantasia de Leonardo da Vinci: "por que Da Vinci está representado assim?". E recebeu como resposta: "sei lá! Pergunta para o Max Lopes", devolveu o folião, referindo-se ao carnavalesco da escola.
- Durante um desfile das campeãs em São Paulo, a apresentadora Silvia Poppovic soltou a pérola: "a comissão de frente do Imperador do Ipiranga está linda porque (pausa) está linda porque (pausa) porque está bonita!".
- Durante a transmissão dos bastidores do Carnaval de 2010 pela Rede TV!, a apresentadora Daniela Albuquerque chamou uma foliã fantasiada de deusa hindu de "meduzia", confundindo a moça com a mitológica Medusa.
- Também na Rede TV!, a apresentadora e ex-BBB Íris Stefanelli entrevistou a madrinha de bateria Viviane Araújo, já posicionada na frente dos ritmistas: "como estão os preparativos para o Carnaval?". E recebeu como resposta de Viviane: "já estou preparada, querida! De fantasia e tudo!".