Capa do livro 'TV Cultura 50 anos', um dos cinco lançados pela emissora para comemorar 50 anos de história.
Foto: TV Cultura/Divulgação / Estadão
Para celebrar seus 50 anos de história, completados em 15 de junho, a TV Cultura lança nesta segunda-feira, 10, cinco livros que resgatam a história da emissora e trazem relatos dos principais programas.
Essa é apenas uma das ações comemorativas. Em maio, a exposição Entra Que Lá Vem História estreou ao público no Shopping Eldorado, em Pinheiros. A mostra se organiza em 40 ambientes e conta com figurinos e objetos originais dos programas, reproduções de cenários e sonoras extraídas do canal.
Os livros lançados são: TV Cultura 50 Anos, Almanaque dos 50 anos da TV Cultura, Almanaque Infanto-juvenil - Senta que lá vem história, Brasil Toca Choro e Retratos da Música Brasileira - 14 Anos no Palco do Programa Sr. Brasil da TV Cultura. O evento de lançamento, porém, é para convidados e ocorre no Museu da Imagem e do Som (MIS) a partir das 19h.
A obra TV Cultura 50 Anos, por exemplo, retrata a história da emissora pública e é dividida por décadas. Começa com o surgimento da televisão, nos anos 1950, passa pelos primeiros canais do Brasil e dá detalhes da criação da TV Cultura como televisão pública educativa, em 1969.
O Almanaque dos 50 Anos da TV Cultura, que tem como autor Elmo Francfort, conta com 346 páginas totalmente ilustradas, com um relato dos principiais programas da emissora nas últimas cinco décadas. A obra ainda destaca curiosidades de diversas produções e será publicada em multiplataformas.
TV Cultura lança livros em comemoração a 50 anos de história da emissora.
Foto: TV Cultura/Divulgação / Estadão
Já o Almanaque Infanto-juvenil - Senta Que Lá Vem História, assinado por Sandro Casarini e Luiz Lentini, é ricamente ilustrado e reúne os programas infanto-juvenis que marcaram diversas gerações, como o Castelo Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, X-Tudo, Bambalalão e outros sucessos. O conteúdo também é interativo, com QR Codes para vídeos das séries.
TV Cultura lança livros em comemoração a 50 anos de história da emissora.
Foto: TV Cultura/Divulgação / Estadão
O livro Brasil Toca Choro, nome de um projeto da emissora, reverencia um dos principais gêneros do Brasil, contando sua história por meio de diversos perfis, fotografias e fatos curiosos sobre compositores e intérpretes.
TV Cultura lança livros em comemoração a 50 anos de história da emissora.
Foto: TV Cultura/Divulgação / Estadão
Já Retratos da Música Brasileira - 14 Anos no Palco do Programa Sr. Brasil da TV Cultura, do fotógrafo Pierre Yves Refalo, reúne e presta homenagens a artistas que se apresentaram no programa Sr. Brasil, com Rolando Boldrin, nos últimos 14 anos.
TV Cultura lança livros em comemoração a 50 anos de história da emissora.
Foto: TV Cultura/Divulgação / Estadão
'Escolhinha do Professor Raimundo' - A 'Escolinha do Professor Raimundo' foi um dos trabalhos mais marcantes do humorista Chico Anysio, que interpretava o próprio Professor Raimundo desde a década de 1950, em programas de rádio, e como um quadro do programa 'Noites Cariocas', da TV Rio, a partir de 1957. Na Globo, a 'Escolinha' original foi exibida entre 1990 e 1995, e, posteriormente, entre março e dezembro de 2001. Em 2015, foi feita uma nova versão da 'Escolinha do Professor Raimundo', desta vez, com o filho de Chico, Bruno Mazzeo, como o personagem principal.
'Escolinha do Professor Raimundo' - Entre 2015 e 2019, já foram produzidas quatro temporadas da nova 'Escolinha do Professor Raimundo'. O personagem Alemar Vigário, vivido por Lúcio Mauro, ficou a cargo de seu filho, o também ator Lúcio Mauro Filho, por exemplo. Rolando Lero (Rogério Cardoso) ficou com Marcelo Adnet, Batista (Eliezer Motta) ficou com Rodrigo Santanna, Catifunda (Zilda Cardoso) ficou com Dani Calabresa), Seu Peru (Orlando Drummond) ficou com Marcos Caruso, Zé Bonitinho (Jorge Loredo) ficou com Mateus Solano e Dona Bela (Zezé Macedo) ficou com Betty Gofman. Na foto, elenco da 'Escolinha do Professor Raimundo' em gravação no ano de 2001, e, ao lado, atores da nova versão da 'Escolinha'.
'A Grande Família' - 1ª versão (1972-1975) - A versão original de 'A Grande Família' foi exibida entre 26 de outubro de 1972 e 27 de março de 1975. Os personagens eram praticamente os mesmos da versão mais recente, porém, vividos por atores diferentes: Nenê (Eloísa Mafalda), Bebel (Djenane Machado, e, a partir de 1973, Maria Cristina Nunes), Lineu (Jorge Dória), Seu Floriano (Brandão Filho), Agostinho Carrara (Paulo Araújo) e Tuco (Luiz Armando Queiroz). Havia ainda, no elenco principal, o personagem Júnior, interpretado por Osmar Prado, que foi deixado de fora na versão mais nova.
Foto: Reprodução de 'A Grande Família' (1972) / Globo / Estadão
'A Grande Família' - 2ª versão (2001-2014) - A 2ª versão de 'A Grande Família' é a mais lembrada pela maioria dos brasileiros. Lineu (Marco Nanini), Nenê (Marieta Severo), Agostinho Carrara (Pedro Cardoso), Bebel (Guta Stresser) e Tuco (Lúcio Mauro Filho) formavam a 'Grande Família' que se envolveu nas mais diversas confusões ao longo de mais de 13 anos, entre 29 de março de 2001 e 11 de setembro de 2014. Outros personagens conhecidos foram Marilda (Andréa Beltrão), Beiçola (Marcos Oliveira), Paulão (Evandro Mesquita) e Seu Floriano, avô da família, que era interpretado pelo ator Rogério Cardoso, morto em 2003.
'Carga Pesada' - 1ª versão (1979-1981) - Entre 22 de maio de 1979 e 2 de janeiro de 1981, a 1ª versão da série 'Carga Pesada' foi exibida na Globo mostrando as histórias dos amigos caminhoneiros Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia).
Foto: Globo / Divulgação / Estadão
'Sai de Baixo' (2013) - Em 2013, a maior parte do elenco de 'Sai de Baixo', à exceção de Claudia Jimenez, Claudia Rodrigues e Tom Cavalcante, fez uma nova leva de episódios do humorístico no Teatro Procópio Ferreira, com novos textos e situações, mas nos mesmos moldes do tradicional seriado, desta vez exibidos pelo Canal Viva. Em 2019, foi lançado 'Sai de Baixo: O Filme', desta vez com Tom Cavalcante. Márcia Cabrita, que participou dos novos episódios em 2013 e da série original, morreu em 2017, antes do início das gravações do longa. Na trama, a empregada da família, Edileuza, foi vivida por Cacau Protasio. Desde 2017, a Globo também passou a reprisar alguns episódios de 'Sai de Baixo' em sua programação.
'#Provocações' (2019) - Em 2019, Marcelo Tas anunciou ter aceitado "a missão de atualizar o 'Provocações', o anti-talk-show criado pelo mestre Antônio Abujamra". Agora, o programa passa a se chamar '#Provocações', apesar de manter a essência do original, segundo garantiu Tas ao Estado. Clique aqui para ler a entrevista completa sobre o programa, que estreia nesta terça-feira, 14 de maio de 2019.
Foto: Juliana Ortega / TV Cultura / Divulgação / Estadão