Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Toquinho faz show intimista em SP: “Meu público se renova”

Artista se apresenta no feriado cantando clássicos e com convidada no palco

29 abr 2018 - 14h39
(atualizado às 16h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Referência de boa música, Toquinho pode ser considerado um sobrevivente que resiste bravamente ao caos na indústria fonográfica brasileira.

Mantém seu padrão de qualidade mesmo com as mudanças drásticas no mercado e a queda vertiginosa do espaço destinado à MPB nas rádios e na mídia.

O cantor e compositor estuda violão todos os dias para aprimorar a cumplicidade com o instrumento
O cantor e compositor estuda violão todos os dias para aprimorar a cumplicidade com o instrumento
Foto: Divulgação / Sala de TV

Toquinho é um poeta ao compor e cantar. Enxerga a beleza da vida e a delicadeza das relações humanas. Produz música para celebrar o que ainda resta de humanidade em nós.

Na terça-feira, feriado de 1º de maio, o artista subirá ao palco do Teatro Porto Seguro, em São Paulo, para uma única apresentação do show ‘Toquinho Voz e Violão’.

Cantará grandes sucessos como ‘Tarde em Itapuã’, ‘Regra três’, ‘O Caderno’ e ‘Aquarela’, e alguns clássicos como ‘Eu Sei que Vou Te Amar’, ‘Andança’ e ‘Carinhoso’. 

A cantora Camilla Faustino vai fazer uma participação especial. Juntos, interpretarão canções como ‘O Velho e a Flor’ e ‘Samba em Prelúdio’.

O cantor conversou com o blog.

A música autoral e poética é cada vez mais rara. Acha que a música brasileira vive um período de pouca produção realmente artística?

Nas décadas passadas vivemos um período no qual a criatividade brotava a todo instante, marcado pela qualidade melódica e poética que caracterizava a composição musical como uma verdadeira obra de arte. Procuro estar atento a tudo que se relaciona com a MPB. O momento é de transição, que tem se prolongado demais. Mas o dinamismo da música popular brasileira tem essa característica. De repente surgem talentos que perduram e se consolidam, como tem acontecido ao longo dos tempos.

Sente-se igualmente inspirado a compor, como em décadas passadas?

Trabalho sem pressa, vasculhando temas que o cotidiano me oferece e colecionando as melodias até que o momento propício se oferece para sua divulgação. O violão é um companheiro inseparável, estudo todos os dias, e essa afinidade com o instrumento, por si só, já é um motivo de inspiração.

Há falta de espaço no rádio e na mídia para divulgar seu trabalho?

Nos últimos anos o avanço da tecnologia propiciou uma série de canais intermediários de comunicação. Houve uma transformação em toda a estrutura de difusão de informações sobre todos os assuntos. A internet abriu um caminho fantástico, rápido e abrangente, de fácil assimilação e de difusão instantânea. Adaptamo-nos a isso, sem excluir o rádio e outros canais tradicionais que sempre serão veículos importantes na divulgação da música e de outras formas de arte, e que também se adaptaram ao avanço tecnológico.

Como surgiu a parceria com a cantora Camilla Faustino?

Desde minha parceria com Vinicius (de Moraes), a presença feminina tornou-se marcante nos shows. É importante manter novos talentos e usufruir de suas capacidades de renovação. Basta garimpar e surgem preciosidades. Como surgiu Camilla, despontando nos palcos dos programas de TV, atração para os observadores mais atentos. Além de tudo, ela valoriza o espetáculo com sua graciosidade e fluência de palco. Principalmente porque há a sincronia natural de vozes e amizade. É uma intérprete que se ajusta às minhas características musicais, apesar do noviciado profissional. 

Como selecionou os ‘causos’ que conta no espetáculo? 

Não costumo selecionar esses casos. Surgem ao sabor do show e das canções com as quais se relacionam envolvendo parceiros, amigos e situações inusitadas que ilustram minha trajetória musical e pessoal. O importante é que o público gosta de ouvir e de participar, o que torna o show mais intimista. 

O seu público se renovou ao longo dos anos? Os jovens demonstram interesse por sua obra?

A renovação é sensível, comprovada a cada show. Devo isso, com certeza, às músicas infantis. As pessoas começam a me conhecer desde a escola, afinam-se com minhas canções e com minha história. Depois se interessam por minha obra naturalmente, e me reconhecem definitivamente. Sou responsável por esse circuito e procuro mantê-lo produzindo e me apresentando sempre com mais dedicação.

O que costuma ouvir no rádio do carro e em casa?

No carro, ouço o que mais me agrada. Em casa, de vez em quando, me atrevo a me deixar à mercê dos repertórios.

Serviço

‘Toquinho Voz e Violão’ (Terça, dia 1º de maio, às 21h00)

Teatro Porto Seguro - Rua Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos.

Ingressos de R$ 80,00 (meia-entrada para balcões e frisas) até R$ 200,00 (inteira, na plateia).

Informações: (11) 3226 7300.

Veja também

Performance de orquestra tem utensílios de cozinha: aumente o volume:
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade