SBT decepciona ao insistir em atrações antigas e erra ao exibir agressão contra mulher
Canal não dá sinal de força para sair do 3º lugar no ranking do Ibope
Há uma simpatia geral pelo SBT, mas, às vezes, fica impossível defender a emissora. Equívocos poderiam ser evitados.
Por exemplo, a exibição da cena de um homem empurrando uma entrevistada no ‘Casos de Família’. A agressão foi tratada como entretenimento para gerar audiência.
Um retrocesso inaceitável enquanto os telejornais denunciam feminicídios e espancamentos de mulheres. O programa de Christina Rocha voltou pior.
Ao invés de investirem em pautas divertidas de conflitos familiares, como aquelas que renderam cortes ainda vistos nas redes sociais, optaram por polemizar com situações de violência psicológica.
A baixa audiência prova o erro de estratégia e o desinteresse do público na exploração desse ‘mundo cão’. Os telejornais policiais já oferecem desgraças suficientes.
Com o argumento de produzir uma temporada de especiais pelo aniversário de 44 anos, o SBT ressuscitou também o ‘Porta dos Desesperados’ com Sérgio Mallandro, exibido agora na faixa das 18h.
Em resumo, uma gritaria desnecessária e incômoda. O formato de gincana com curiosidades sobre a emissora até poderia ser interessante, mas o exagero prejudica a boa intenção. A estreia teve desempenho ruim no Ibope: não passou do 4º lugar, marcando menos de 2 pontos na maior parte da duração.
Situação delicada
Um dia, o SBT já brigou com a Globo pela liderança de audiência. Hoje, não consegue ameaçar o 2º lugar da Record na média geral do dia e, pontualmente, vê a Band ultrapassá-lo.
A estagnação não é de agora. Falta ousadia na programação. O canal precisa se libertar do saudosismo e investir em novos formatos.
Uma boa notícia
Nesta terça-feira (26), será relançado o ‘SBT Repórter’, agora com César Filho, âncora do ‘SBT Brasil’.
O primeiro episódio mostra uma visita ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, cenário do horror do Holocausto na Segunda Guerra. Reportagem da veterana Magdalena Bonfiglioli.
Ainda que esta pauta já tenha sido realizada várias vezes por outras emissoras, nunca é demais voltar ao tema para conscientizar as novas gerações da importância de combater o pensamento nazista.