Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba como são os ensaios do 'Dança dos Famosos'

9 mai 2009 - 12h30
(atualizado às 13h20)
Compartilhar

Calos nos pés, camisas coladas ao corpo de tanto suor, dores pelas pernas e sorrisos intercalados com expressões de tensão. O clima de superação e competitividade é nítido nos bastidores da Dança dos Famosos, quadro do Domingão do Faustão que reúne atores, atrizes, humoristas e celebridades em geral.

A cada domingo, as duplas de famosos e professores têm poucos minutos para apresentar um pequeno show ensaiado exaustivamente por toda a semana. As aulas costumam acontecer de acordo com a disponibilidade dos participantes que, em média, ensaiam em torno de três horas quatro vezes por semana. Uma hora por dia dos ensaios é realizada numa sala com enormes espelhos que escondem câmaras escondidas, como no Big Brother Brasil.

Por isso, as duplas acabam relaxando e muitas vezes esquecem que estão sendo vigiadas. Mas por poucos instantes. Paola Oliveira, por exemplo, parece exibir com orgulho seu gingado que este ano embalou a Marquês de Sapucaí no Carnaval do Rio. "Só que isso é muito diferente do Carnaval na avenida. É difícil encaixar a batida da música com os passos. Antes, eu achava que dançava qualquer coisa, mas não é assim não!", constata a atriz.

Segundo Silvio Lemgruber, coreógrafo supervisor do quadro, o grau de dificuldade é o mesmo para todos os alunos, já que eles são exigidos de acordo com suas limitações e isso se reflete na complexidade de cada coreografia. "Essas coreografias são como roupa de alfaiate, criadas sob medida", compara Silvio.

O humorista Leandro Hassun, por exemplo, compensa o excesso de peso utilizando sua veia cômica em seus passos. "Ter humor tem sido meio caminho andado. Preciso usar minhas armas. Não quero ser mais um gordinho fofinho. Quero fazer bacana e o trabalho é árduo", analisa Leandro. "Para ele aprender mais facilmente os passos, crio uma historinha na coreografia, falo que determinados movimentos lembram frases, idéias e isso o ajuda", explica Tamara Fuchs, professora de Leandro.

Ricardo Pereira, apesar do físico enxuto, também encontra dificuldades ao aprender passos que exijam maior flexibilidade, assim como molejo nos ombros. "Às vezes queria um chip na cabeça para memorizar a coreografia, mas prometo que vou sair daqui um ótimo bailarino. Essa é minha missão", promete o ator, sob os olhares atentos da professora Ana Flávia Simões.

Apesar do pouco tempo de treinamento, a sintonia já existe em algumas duplas. Basta ver as gargalhadas de Ricardo por não ter forças para erguer Ana pelos braços em piruetas. "É difícil lidar com uma pessoa que nunca dançou uma coreografia antes, mas converso muito com ele", observa Ana Flávia.

Concentrado e com os músculos à mostra, Jonatas Faro não teve tanta dificuldade para decorar as coreografias, já que teve de aprender alguns passos para Malhação, no ano passado. "Para mim, os movimentos são quase uma Matemática. Mas sempre sonhei em estar aqui. Quando me chamaram, aceitei antes de completarem o convite", anima-se Jonatas.

No entanto, quem mais parece se dedicar a ultrapassar seus limites durante as aulas é Rosamaria Murtinho. Aos 73 anos de idade, a atriz é uma das mais disciplinadas nos ensaios. Costuma chegar bem antes, conversar com o professor e comer bananas nos intervalos para repor a energia gasta. "Quando aceitei participar, quis dar uma mensagem para o pessoal mais velho: 'existe vida ativa na terceira idade! Nós somos capazes! Mas, seu eu tivesse 20 anos a menos, sai da frente, não teria para ninguém", brada a atriz.

"A motivação e o estímulo que esse quadro gera nas pessoas, em cada cantinho desse país, é um movimento social, gera uma revolução pessoal", valoriza o coreógrafo Silvio Lemgruber.

Foto: Jorge Rodigues Jorge / TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra