Loirinha Hélen Lyu e sua voz rouca deixarão saudades
Mesmo nervosa na audição de Curitiba (PR), ela e sua voz rouca conquistaram os jurados do ÍDOLOS 2009. Hélen Bittencourt - ou simplesmente Hélen Lyu - recebeu três votos "sim", e partiu feliz rumo a São Paulo. Contudo, sua trajetória a partir dali foi bastante árdua. Eliminada do programa pela votação pública na última quarta-feira, dia 9 de dezembro, a jovem de 18 anos chegou ao TOP 3, e cativou também boa parte dos telespectadores.
» O que elas sentem antes da hora H» Doze candidatas disputam seis vagas para a fase Concerto
» Finalistas enfrentam muita dor de cotovelo
» Hélen revela a 1ª coisa que faria se deixasse o ÍDOLOS
» Candidatos a ídolos falam de suas dores de cotovelo
» Héllen Lyu conquista jurados de cara
» Adrielly e Hélen se desentendem
» "If I were a Boy" é a música escolhida por Hélen Lyu
» Assista a "Faz Tempo", na interpretação de Hélen Lyu
» Os 24 aprovados finalmente se reúnem
» Helen Lyu canta "Vai Vadiar"
» Helen Lyu canta Ivete Sangalo
» "Canta, canta, minha gente" com Hélen Lyu
» Helen Lyu canta "Tempos Modernos" na noite dos anos 80
» Finalistas cantam "Descobridor dos Sete Mares"
» Helen Lyu "volta" à competição
» Hélen canta "Você não me ensinou a te esquecer"
» Assista a "Faz Tempo", na interpretação de Helen Lyu
» Jurada pede e Hélen Lyu canta hit de Adriana Calcanhoto
» Hélen Lyu interpreta música pedida por Luiz Calainho
E foi como uma unanimidade que Hélen Lyu - jovem natural de Teodoro Sampaio (SP) - passou para a fase Teatro, juntamente com outros 85 jovens cantores selecionados. E, apesar de ter sido classificada no primeiro dia da etapa, ela não gostou de sua apresentação. No segundo dia, os competidores restantes se apresentaram no palco em trios ou quartetos.
E foi quando Hélen juntou-se a Adrielly Gomes e José Luiz Filho para formar um trio capaz de oferecer aos jurados uma mistura musical embriagante. A apresentação do grupo batizado de Trio Coquetel agradou, e muito.
Nas apresentações em grupos, os selecionados cantaram acompanhados de teclado, violão e percussão. E o Trio Coquetel interpretou "Além do Horizonte", composta pelos amigos de fé Erasmo Carlos e Roberto Carlos.
"Hélen, Adrielly, José Luiz... Às vezes, a gente pede um coquetel, quando a gente prova nem sempre o gosto é bom", observou a jurada Paula Lima. "Mas, nesse caso, vocês três continuam na competição", acrescentou a cantora na ocasião.
Mas antes de seguir adiante - neste caso para a fase Workshop do reality show da RECORD - a jovem teve que passar novamente pelo crivo dos jurados para prosseguir na competição. Ela estava entre os 12 cantores que não foram unanimidades na fase anterior e, por conta disso, teve de passar por uma entrevista com o trio Paula Lima, Luiz Calainho e Marco Camargo.
"Vou ser bem sincera, consigo ser bem melhor do que isso", Hélen Lyu desabafou, durante a sabatina feita pelos jurados numa sala reservada. Entretanto, fazendo um tipo enigmático, Marco Camargo fez um suspense danado antes de anunciar o resultado.
O produtor musical recordou, naquele dia, que a jovem teria até os 26 anos para continuar se inscrevendo no ÍDOLOS. Então, Camargo se levantou para dar a mão para ela, como se estivesse se despedindo, e agradeceu. Logo depois, quando Hélen já estava convencida de sua eliminação, ele soltou "parabéns, você passou!".
Contudo, ainda no início de sua jornada, Hélen Lyu enfrentou um problema de relacionamento com uma de suas colegas mais próximas, a ex-candidata Adrielly Gomes. Atritos afastaram as duas, que terminaram a fase Teatro com o relacionamento bastante estremecido. Ambas se estranharam durante a apresentação do Trio Coquetel.
Em entrevista ao site oficial do ÍDOLOS 2009, a jovem demonstrou toda a sua confiança. "Pretendo impor a minha verdade nas canções em todos os sentidos, serenidade, saudade, paixão, amor, enfim, sentimentos bons", afirmou a moça.
A candidata vinda de Curitiba prosseguiu sua caminhada ficando com a penúltima vaga entre as seis finalistas do Workshop feminino. Mas antes de se hospedar na Mansão ÍDOLOS, ela recebeu elogios do empresário Luiz Calainho e do produtor musical Marco Camargo.
"Primeiro, você é uma baita guerreira, você tem muito poder, e que poder mostrou nesse palco", declarou o empresário. "Com seu tamanho delicado, todo dia de manhã você deve falar bom dia pra sua voz olhando para cima", completou o produtor musical.
A então semifinalista Hélen Lyu - única representante da região sul do país - escolheu a canção "A lua que eu te dei" para a sua primeira apresentação na fase Concertos do ÍDOLOS 2009. A música de autoria de Herbert Vianna foi sucesso na voz da baiana Ivete Sangalo.No entanto, a moça começou meio sem jeito essa etapa da competição. Marco Camargo aconselhou a jovem a se soltar mais. "Não leve a música tão a sério, brinque com ela que você vai longe", avaliou ele, na ocasião.
E, pelo jeito, Hélen seguiu o conselho e, não à toa, chegou onde chegou. Apesar de alguns tropeços, como na segunda noite de apresentações dos Concertos, quando optou pelo sucesso de Martinho da Vila "Canta, Canta, Minha Gente", ela prosseguiu firme na disputa.
Para Paula Lima, a candidata poderia ter escolhido uma música que valorizasse mais seu timbre. "Você se divertiu mais do que das outras vezes, mas achei que seu timbre ficou escondido", comentou naquela noite a cantora e jurada do reality show.
Nas etapas seguintes de sua trajetória no ÍDOLOS 2009, a jovem de voz rouca e marcante interpretou as canções: "Vai vadiar" (Monarco e Ratinho), "Você não me ensinou a te esquecer" (Fernando Mendes), "Tempos Modernos" (Lulu Santos), "A lua me traiu" (banda Calypso) "If I were a boy" (Beyoncé) "Faz tempo" (Ivete Sangalo), "O que eu faço amanhã" (Alcione), "Entreolhares" (Ana Carolina), "Fico assim sem você" (Abdullah/Cacá Moraes), "Se" (Djavan) e, por fim, "Eva" (Giancarlo Bigazzi/Umberto Tozzi/Versão: M. Ficoreli),Demonstrando seu talento e carisma, a bela Hélen Lyu deixou a disputa pelo título de novo ídolo do Brasil, entretanto fez os corações de milhares de fãs felizes por sua fantástica participação no reality. Agora, uma coisa é certa: seu sucesso é apenas uma questão de tempo.