Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Principal motivo da rejeição a Helena não é a criticada atuação de Paolla Oliveira

Personagem exala tanto individualismo que afasta a possível solidariedade do público pelo drama do alcoolismo

17 jul 2025 - 10h46
(atualizado às 10h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Sim, há algo de errado com a Helena de ‘Vale Tudo’. Deveria ser acolhida pelos noveleiros. Ocorre o contrário: a maioria a vê com indiferença ou irritação.

O tempo fez mal à personagem.

Em 1988, ela era vista como frágil, ingênua, insegura, eventualmente divertida quando ficava de porre.

Parecia uma criança amedrontada perdida no mundo. Gerava piedade.

No remake, Helena é avaliada com menos benevolência: elitista, egoísta, frívola, excessivamente dramática, sem humor.

O julgamento está encharcado de ranço contra os ricos fúteis e os nepobabies.

Ela também é considerada um estorvo na vida dos outros — especialmente na da tia Celina e da heroína Raquel.

Encastelada no luxo às custas da família, Helena exige empatia, mas não se esforça para compreender os outros. Soa individualista e mimada.

Essas características existiam na Helena original, porém, eram amenizadas pelas pinceladas cômicas que cativaram o público (ponto alto na interpretação de Renata Sorrah).

A personagem atual perdeu o humor típico de muitos alcoólatras por opção da autora Manuela Dias. Pelo que declarou em entrevistas, ela queria evitar que o alcoolismo despertasse riso.

Consequentemente, a Helena contemporânea não conta com um elemento relevante para despertar a simpatia popular. Tornou-se apenas problemática e previsível. Às vezes, até ganha ares de vilã por estragar a paz e a alegria de quem está ao seu redor.

O papel ficou tão pesado que encobre o carisma de Paolla Oliveira. A atriz tem sido criticada, mas o problema não está na atuação, e sim na maneira como Helena é apresentada em 2025 — e na frieza da maior parte do público, resistente a acolhê-la. 

Outro ponto baixo: o romance dela com Ivan não convence nem empolga. Como torcer por um casal sem química?

O mundo mudou, os noveleiros também. Passados quase 40 anos, o telespectador está menos acessível e tolerante. Nenhum personagem conta com a aceitação automática do público. É necessário realizar uma construção.

Após mais de 90 capítulos de ‘Vale Tudo’, Helena continua num pedestal, distante do calor popular, enquanto lá embaixo muita gente impaciente torce para que ela pule de uma vez.

(Caso esteja enfrentando o alcoolismo, busque orientação especializada sobre tratamento em unidades públicas de saúde e nas reuniões presenciais ou on-line do grupo Alcoólicos Anônimos.)

Helena (Paolla Oliveira) está sempre na corda bamba e perdeu o escapismo do humor
Helena (Paolla Oliveira) está sempre na corda bamba e perdeu o escapismo do humor
Foto: Reprodução/TV
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade