Odete Roitman: como foi a expectativa e a estreia da personagem de 'Vale Tudo' em 1988
Beatriz Segall deu vida à vilã, agora interpretada por Débora Bloch, na versão original da novela; relembre
Odete Roitman, personagem de Vale Tudo interpretada por Beatriz Segall, marcou época como uma das grandes vilãs da TV brasileira. Neste sábado, 26, a personagem aparece pela primeira vez no remake, desta vez vivida por Débora Bloch.
Relembre a seguir como foi a estreia da personagem na versão original.
Odete Roitman pela 1.ª vez em Vale Tudo
À época, Beatriz Segall estava em cartaz com a peça O Manifesto, de Brian Clarck, exibida de quinta a domingo no Teatro de Cultura Artística, em São Paulo. "A luta é grande no começo, mas já está sendo um prazer para mim estar nessa novela", afirmava ao jornal O Globo em 12 de junho de 1988, quando já havia gravado diversas cenas, mas ainda não havia ido ao ar em Vale Tudo.
Sobre a personagem, analisava: "Gilberto [Braga, um dos autores, ao lado de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères] é meu amigo e sabe que eu nasci para me ocupar das chatas. Mas como ele cria textos excelentes, são chatas muito gostosas de interpretar".
Ela ainda relatava alguns recados deixados por ele nas páginas do roteiro. Em um, pedia desculpas porque "a Odete é mesmo uma chata". Em outra, o autor apostava que Odete seria a "nova Chica Newman", personagem de Fernanda Montenegro na novela Brilhante (1982). Mal sabiam que, tempos depois, Odete Roitman se tornaria um marco ainda maior para a dramaturgia da TV brasileira.
Como foi a estreia de Odete Roiman em Vale Tudo
Beatriz Segall surgiu em cena pela primeira vez no 28.º capítulo de Vale Tudo. Na ocasião, apenas uma parte de seu rosto foi mostrada, mantendo parte do mistério sobre a manda-chuva de quem outros personagens tanto falavam e temiam, já que seu nome era citado, ainda que jamais aparecesse.
Na reta final do episódio, Marco Aurélio (Reginaldo Faria) recebe um telex. "Suspende todas as ordens de demissão que eu dei hoje. Deixa em banho maria", pede à sua secretária. Em seguida, amassa o papel que acabara de ler, bate o punho cerrado na mesa e diz: "Ela vai chegar".
A cena corta para Celina (Nathália Timberg), que diz, ao telefone: "Então você fica conosco? Eu vou mandar preparar o quarto de hóspedes". Odete Roitman - com a câmera focando ora em seus olhos, ora em sua boca - surge e responde: "Não, Celina, obrigada, meu bem. Estou viajando acompanhada."
"Você reserva para mim a suíte presidencial de um desses hotéis limpinhos aí, de preferência que não tenha um bando de mendigos na porta tentando agarrar a gente. E pede um desconto, eles dão."
"Celina, por favor, avisa na portaria do hotel que eu detesto ter brasileiro de outros estados passando na porta do meu apartamento falando português. Essa gente viaja até com criança, às vezes. Quanto menos eu ouvir falar português, melhor", encerra, já mostrando a que veio na trama.
Quem matou Odete Roitman?
O mistério tomou conta da fase final de Vale Tudo. Uma pesquisa feita por uma marca de temperos através do recebimento de cartas pelo correio indicava, na véspera da exibição do último capítulo, que o mordomo Eugênio (Sérgio Mamberti) era o 'favorito' dos espectadores para ser o assassino, com 24% das opiniões. Em seguida vinham Marco Aurélio (23%) e César (Carlos Alberto Riccelli) (7,5%).
Em matéria publicada pelo Estadão no último dia de novela, 6 de janeiro de 1988, a autora Leonor Bassères comentava a morte da personagem a cerca de duas semanas do fim: "Essa foi uma solução dramatúrgica. Foi o público quem matou Odete."
"Ela chegou a tal ponto da maldade que ficou sem função. Se ela continuasse na cena, poderia atropelar os demais personagens. Nós não podíamos simplesmente dar um sorvete de coco para ela no final de tudo. Ela fez por merecer", concluía.
Segundo reportagem do jornal O Globo publicada em 6 de janeiro de 1988, os cotados pelo assassinato de Odete Roitman eram:
- Eugênio (Sérgio Mamberti)
- Leila (Cássia Kis)
- César (Carlos Alberto Riccelli)
- Heleninha (Renata Sorrah)
- Marco Aurélio (Reginaldo Faria)
- Maria de Fátima (Gloria Pires)
A escolhida, como se sabe, foi Leila (Cássia Kis). Ainda não se sabe quais serão os rumos do "Quem matou Odete Roitman?" no remake.