Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Relembre os alcoólatras das novelas

13 out 2009 - 15h49
Compartilhar

Em Viver a Vida, da Globo, o autor Manoel Carlos abordou um tema recorrente na teledramaturgia brasileira: o alcoolismo. A personagem Renata, interpretada por Bárbara Paz, desenvolve drunkorexia, também conhecida como anorexia alcoólica.

A doença, que afeta principalmente as mulheres, consiste na substituição da comida pelo álcool. Os drunkoréxicos sofrem de dependência alcoólica e distúrbio alimentar ao mesmo tempo.

Em uma das cenas da novela, Renata, se achando gorda, vai direto para a esteira correr. Exausta e fraca, por ter dormido pouco e bebido na noite anterior, ela desmaia. Na novela, o problema de consumo excessivo de bebida alcoólica é uma característica da família. O pai de Renata morreu por causa do vício.

A atriz Bárbara Paz já viveu esse drama na pele. Seu pai, Oripe Paz, morreu de cirrose quando ela tinha 6 anos. Por isso, ela garante que bebe pouco, praticamente só vinho.

Confira outros personagens alcoólatras das novelas:

A Favorita (2008)

Renata (Bárbara Paz) substitui a comida pelo álcool em 'Viver a Vida' (2009)
Renata (Bárbara Paz) substitui a comida pelo álcool em 'Viver a Vida' (2009)
Foto: Divulgação

Diduzinho (Fabrício Boliveira) bebia desde cedo, nunca parou em emprego e não concluiu os estudos. Ele consegue dar uma guinada em sua vida quando se apaixona por Rita (Christine Fernandes). No final, virou o prefeito de Triunfo.

Duas Caras (2007)
O sambista Zé da Feira (Eri Johnson) vivia enganando a mulher para beber. Até que ela faz uma promessa e ele resolve procurar ajuda no Alcoólicos Anônimos. Ele acaba fazendo sucesso após superar o vício. No final da novela, criou o Pagode do AA.

Páginas da Vida (2006)

Bira (Eduardo Lago) começou a beber quando passou a desconfiar que sua mulher, Carmen (Natália do Vale), o traía. Depois da separação, restou para a filha dele aturar as bebedeiras. Embriagado, Bira caiu em cima do bolo nos 15 anos da filha, tentou o suicídio e se num caminhão de lixo para fugir de uma clínica. No final, passou a frequentar o AA (Alcoólicos Anônimos).

Bicho do Mato (2006)

Silvia (Adriana Garmabone) viu sua carreira de modelo afundar por causa do vício em álcool. Rancorosa, ela passou a ser odiada por todos. Sua personalidade agressiva também a fez ser apontada como assassina de Ramalho (Jonas Bloch).

Por Amor (1997)

Orestes (Paulo José) bebia pelo sentimento de culpa e derrota. Para piorar, sua filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), o renegava. A mulher Lídia (Regina Braga) e a filha Sandrinha (Cecília Dassi) foram suas grandes aliadas na luta contra o alcoolismo. No último capítulo da novela, foi levado por Sandrinha a uma reunião do AA (Alcoólicos Anônimos).

Mulheres Apaixonadas (2003)
A professora Santana (Vera Holtz) chegava a dar aula embriagada e bebia até perfume para saciar seu vício. No final, ela decidiu se internar de uma clínica de reabilitação.

Celebridade (2003)
Cristiano (Alexandre Borges) vai ao fundo do poço depois da morte da mulher. Ele se entrega ao vício no álcool e vê sua carreira de jornalista desmoronar. Além disso, matava o filho de vergonha toda vez que era encontrado na sarjeta. É ao lado da vizinha apaixonada por ele, Noêmia (Julia Lemmertz), que ele consegue dar a volta por cima.

Tieta (1989)
Bafo de Bode (Benvindo Sequeira) vivia bêbado, sujo e maltrapilho em Santana do Agreste. Ele sabia de tudo o que acontecia na cidade e contava as fofocas para seu único companheiro, um cachorro.

Vale Tudo (1988)

Frustrada como pintora e inconformada com a separação, Heleninha Roitman (Renata Sorrah) tomava porres homéricos, quebrava bares e dizia barbaridades para a mãe Odete Roitman (Beatriz Segall). É uma das personagens alcoólatras mais famosas da TV. Até hoje é lembrada na internet. Há várias comunidades e vídeos dela espalhados pela rede.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra