Primeira novela humorística da TV brasileira estreou na Record há 60 anos
Obra da Record tinha elenco formado por humoristas e era inspirada em série internacional de sucesso
Em 15 de fevereiro de 1965, a Record estreava Quatro Homens Juntos como sua nova produção exibida no horário das 19h30. Inovadora, a obra foi a primeira novela humorística da TV brasileira e tinha elenco formado apenas por comediantes da emissora. Relembre trama que estreou há 60 anos.
Produção inovadora
Até então, as produções novelísticas eram essencialmente dramáticas, seguindo um padrão herdado das radionovelas e das influências latino-americanas. No entanto, os roteiristas Marcos César e Péricles do Amaral decidiram romper com essa tradição ao apostar no humor como elemento principal da narrativa.
Como destaca o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, a emissora não tinha um elenco fixo de atores para novelas, então recorreu a seus principais comediantes, reunindo grandes talentos da época.
A produção contou com a irreverência de Ronald Golias, José Vasconcellos, Chocolate e Monsueto, além da participação marcante de Zilda Cardoso, Adoniran Barbosa, Anilza Leoni, Jacyra Silva, Armando Couto e Borges de Barros.
Inspiração internacional
O título Quatro Homens Juntos, relembra Xavier, fazia alusão à série britânica Quatro Homens Justos, um fenômeno televisivo da época. Mas, ao contrário da versão inglesa, que seguia um tom mais sério, a adaptação brasileira apostava no humor escrachado e na paródia do cotidiano, transformando eventos da vida real em situações hilárias.
A trama girava em torno das confusões de quatro amigos atrapalhados — Carne de Pescoço (Ronald Golias), Roleta Russa (José Vasconcellos), Sherlock (Chocolate) e Zé Cadeado (Monsueto) — que, sem nenhuma vocação para a vida militar, acabaram se alistando no exército. No decorrer da história, os protagonistas se envolviam em uma sequência de trapalhadas enquanto tentavam se adaptar à disciplina rígida.
Paralelamente, um grupo de mulheres liderado por Dona Dedé (Zilda Cardoso), Marlene (Anilza Leoni) e Risoleta (Jacyra Silva) vivia suas próprias aventuras e mostrava que possuía muito mais jogo de cintura do que os homens.
A história caiu no gosto do público e Quatro Homens Juntos se tornou a primeira novela da Record a atingir a marca de 100 capítulos. O êxito da produção impulsionou a emissora a investir em outras tramas humorísticas, resultando em uma sequência de quatro novelas no mesmo ano.