Novela da Record que abordou temas polêmicos estreou há 17 anos
Uma das obras mais polêmicas da Record estreou há 17 anos, com temas como aborto; a novela fez bastante sucesso e trouxe ótimos índices à emissora
A Record estreou, há 17 anos, uma novela com muitos temas considerados polêmicos e que alavancou os índices de audiência da emissora. Trata-se de Chamas da Vida. Entre os tópicos, o aborto esteve presente em um núcleo e o usos das redes sociais também foi parte central da trama.
Entre os temas da obra de Cristianne Fridman, uma das personagens vivia um drama cruel: Vivi, interpretada por Leticia Colin, acabou grávida após sofrer um estupro. O criminoso era Lipe, vivido por André Di Mauro. Ela era uma adolescente e ele um adulto, assim então, abordando a pedofilia. A jovem também era vítima de um golpe: ela o conheceu em uma sala de bate-papo online na internet. Nilson Xavier, do Teledramaturgia, relembra que a obra cresceu no Ibope e obteve a liderança em alguns dias de exibição.
Mistério
Xavier também relembra que Chamas da Vida apostou em um mistério que envolveu o público: descobrir quem era o incendiário da novela. O jornalista pontua que, na semana que a obra terminava, a imprensa noticiou que era Beatriz (Andreia Horta). No entanto, a verdadeira face do criminoso era Léo (Rafael Quiroga), que tinha como cúmplice Darlene (Claudiana Cotrim). Na reprise da obra, que durou até 2016, a identidade foi de outra pessoa: Tomás (Bruno Ferrari).
Complicações no elenco
O elenco também teve suas curiosidades: Juliana Silveira, por exemplo, acabou se acidentando nas gravações e ficou afastada por duas semanas. A atriz sofreu uma queda de um capô de um carro e quebrou dois ossos. A personagem dela, Carolina, sumiu por mais de um mês e a explicação na obra foi de que a jovem viajou com o pai. Xavier relembra que ela voltaria a gravar com o pé imobilizado, mas apenas em plano fechado.
Nilson relembra outras curiosidades: o intérprete de Marreta, o ator Vitor Hugo, se ausentou das gravações. Na obra, foi justificado que ele sofreu um acidente e entrou em coma. No entanto, por uma ironia do destino, o artista acabou sendo vítima de um acidente na vida real dias depois da citação no folhetim e se fastou temporariamente da obra.
Por fim, Xavier relembra que dois personagens acabaram saindo da trama por conta de uma pesquisa realizada para avaliar a novela. André (Guilherme Leme) e Jairo (Igor Cotrim) tiveram um destino trágico: o primeiro caiu de um penhasco e o segundo teve uma overdose em uma rave.