Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Emílio Orciollo Netto será "Don Juan tupiniquim" em 'Araguaia'

30 ago 2010 - 07h21
(atualizado às 07h22)
Compartilhar
Arcângela Mota

Figurinos de época, sotaque italiano e trejeitos caipiras marcaram a trajetória de Emílio Orciollo Netto na TV. Mas o ator, que estreou nas novelas como o italiano Giuseppe de O Rei do Gado e ficou mais conhecido como o caipira Crispim de Alma Gêmea, agora se prepara para viver um tipo inédito em sua carreira. Em Araguaia,, próxima novela das seis da Globo com estreia prevista para 27 de setembro, Emílio viverá o sedutor Neca Tenório, um malabarista que viaja pelo Brasil com um circo familiar cuidado por ele e a mãe Tenê, de Thaís Garayp.

"É um trabalho que me abre muitas possibilidades por ser um conquistador, tipo que ainda não fiz, e também por ter uma preparação bem diferente. Sem contar que é uma novela contemporânea, sem sotaque", vibrou o ator paulistano de 36 anos, que nos últimos seis anos viveu personagens de época em produções como Desejo Proibido, Amazônia, Alma Gêmea, Kubanacan, Um Só Coração e Esperança.

Na próxima novela das seis, escrita por Walter Negrão e dirigida por Marcos Shechtman, o circo da família de Neca chega ao Araguaia, em Goiás, com a missão de salvar o local de uma maldição. A mãe dele, a vidente Tenê, se encarrega de alertar as pessoas para evitar uma catástrofe na região. Mas o artista, que acumula as funções de malabarista, equilibrista e trapezista do circo, não compartilha os mesmos dons da mãe.

"A função do Neca é apenas levar alegria ao povo. Ele é o galã do circo, uma espécie de Don Juan tupiniquim", analisou Emílio. Ao chegar ao Araguaia, Neca terá uma relação inusitada com as irmãs Esmeralda, Safira e Ametista, personagens de Raquel Villar, Cinara Leal e Nanda Lisboa, conhecidas como as três "joias" do rio Araguaia. "Ele fica doido por elas e dá em cima das três. Tem uma grande brincadeira nessa história", adiantou.

Para mergulhar no universo do personagem, Emílio começou a fazer aulas em maio deste ano na Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, onde aprendeu a fazer números com malabares e trapézio. E ele confessa que suou até pegar a prática.

"É um trabalho muito técnico de repetição de exercício. Às vezes dava vontade de jogar tudo para o alto. O pessoal do meu prédio sofreu", brincou o ator, que costumava se apresentar para o porteiro do condomínio onde mora. Agora, mais familiarizado com as técnicas, Emílio se orgulha ao lembrar que já fez até uma apresentação com o Circo Las Vegas no Rio de Janeiro ao lado do colega de elenco Nando Cunha, que vive o palhaço Pimpinela na trama. "Fizemos um número como preparação para os personagens. Estamos mais afiados", avaliou.

Mas os exercícios com os malabares não foram o único desafio. O ator também passou quase 40 dias no Araguaia, onde tinha uma rotina intensa das quatro horas da manhã, quando acordava, até às cinco da tarde, quando acabava de gravar. Tudo para que as cenas pegassem o nascer e o pôr do sol. "No caminho de volta para o hotel estava todo mundo exaurido. Era tudo no meio do mato, em um lugar de beleza indescritível", derreteu-se.

Sem fazer novelas desde 2007, quando viveu o caipira Argemiro de Desejo Proibido, Emílio conta que estava com saudades de atuar na TV. Durante os últimos três anos, ele dedicou a maior parte do tempo ao cinema e teatro, se dividindo entre as funções de ator e produtor. "Costumo estar sempre trabalhando. Seja em TV, teatro ou cinema. Procuro fazer as coisas que quero e com pessoas com que gosto de estar", ponderou o ator, que, a partir de outubro, também poderá ser visto nos cinemas no filme Tropa de Elite 2, em que interpreta Valmir Magalhães, chefe do Serviço Secreto da Polícia. "Meu personagem é pequeno, mas vira o braço direito do Capitão Nascimento em um determinado momento. É muito bom fazer parte desse filme, que vem em um momento muito contundente", afirmou

Araguaia - Globo - estreia dia 27 de setembro, às 18h.

Em 'Araguaia', Emílio Orciollo Neto viverá o sedutor Neca Tenório, um malabarista que viaja pelo Brasil com um circo familiar
Em 'Araguaia', Emílio Orciollo Neto viverá o sedutor Neca Tenório, um malabarista que viaja pelo Brasil com um circo familiar
Foto: TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra