Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Antes de ser artista, sou trabalhador", diz Giuseppe Oristanio

15 nov 2010 - 08h10
Compartilhar
Fernanda Fernandes

Em mais de 30 anos de carreira, entre idas e vindas, Giuseppe Oristanio passou por diversas emissoras: Band, Manchete, Globo, SBT, Record e pela extinta Tupi. Hoje na Record, onde participou recentemente de Chamas da Vida, Giuseppe interpreta o engenheiro Bruno em Ribeirão do Tempo. Na trama, Bruno se alia ao advogado Teixeira, interpretado por Vitor Fasano, para derrubar Arminda, vivida por Bianca Rinaldi, do cargo de presidente da empresa Patrimônio Eterno. "É um personagem que começa a interferir mais na história, de caráter contestável, mas que tem empatia com o público", garantiu Giuseppe.

Em Ribeirão do Tempo, o Bruno era um engenheiro discreto e pacato, que hoje aparece como um articulador ao lado do advogado Teixeira. Como foi desenvolvido o perfil do personagem?

O personagem veio em marcha lenta e cresceu na trama. Com mais cenas, começo a ter uma chance maior de explorar o caráter duvidoso, que se deixa levar pelas circunstâncias, a cara de bobo e o lado mais engraçado. Tenho tido mais liberdade para trabalhar o personagem e oferecer possibilidades para os diretores. Somos pródigos em personagens no Brasil, mas eles sempre acabam por se repetir. Mas quero bons personagens, sejam eles quais forem.

Você tem mais de 30 anos de carreira, com passagens por muitas emissoras, além do teatro. O que o motiva a dedicar tanto tempo à atuação?

Eu não paro nunca. Praticamente fui de um trabalho para o outro, em qualquer que fosse a emissora, porque antes de ser considerado um artista, sou um trabalhador. E preciso ter dinheiro, criar minha família. Mas um aspecto me faz sentir muito privilegiado é que, em meus 50 anos, posso dizer que só fiz e faço o que me dá prazer. Pude me dar ao luxo disso. Há momentos de crise, mas atuar é algo mais forte que eu.

Na Manchete, você viveu papéis de destaque em Kananga do Japão e A História de Ana Raio e Zé Trovão. Que recordações guarda da época?

Aquela fase da Manchete foi muito especial para a televisão brasileira. A emissora produziu novelas que abalaram a estrutura televisiva, como Pantanal, A História de Ana Raio e Zé Trovão e Kananga do Japão. Essas produções inovaram, com figurinos preciosos e paisagens lindas. A História de Ana Raio e Zé Trovão não teve nenhuma cena gravada em estúdio. Quando viajávamos para gravar em outras cidades, por muitas vezes dormíamos na casa de pessoas nativas. Não havia investimento nas proporções de hoje.

Foram os papéis mais marcantes da sua carreira?

Acho que em mais de trinta anos de profissão nunca emplaquei nenhum papel. Mas sei das minhas habilidades e aptidões e faço meu trabalho da melhor forma, sem me preocupar com isso. No entanto um papel que teve um significado especial para mim foi o Bruno de Vida Nova, novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela Globo em 1988. Interpretei um imigrante italiano que veio ao Brasil em busca de uma oportunidade de vida, uma história muito semelhante à do meu pai. Aquele papel me despertou um sentimento diferente, resgatei aspectos da minha família.

Uma de suas filhas, a Júlia Oristanio, estreou na TV na atual temporada de Malhação. Hoje as dificuldades para um ator iniciante são maiores do que na década de 70, quando você começou?

Hoje é muito mais complicado. Antigamente, a profissão não era regulamentada, atores eram delinquentes e a TV não tinha a força que tem hoje. Mas o tempo passou e deixamos de ser marginais, o que não sei se é tão bom. Antes havia todo um romantismo em torno do ser ator. Atualmente as pessoas resolvem seguir essa carreira da noite para o dia, qualquer um vira celebridade. Minha filha Julia está começando nessa carreira e o conselho que dou para ela é o que passo para todos os iniciantes: se você se imagina fazendo outra coisa, faça! Mas parece que no caso dela não teve jeito.

Ribeirão do Tempo - Record - Segunda a sexta, às 22h30.

Giuseppe Oristânio está no elenco de 'Ribeirão do Tempo'
Giuseppe Oristânio está no elenco de 'Ribeirão do Tempo'
Foto: Pedro Paulo Figueiredo/Carta Z Notícias / Divulgação
Fonte: TV Press
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra