Nilo 'desencarna' e Zé de Abreu lamenta fim de 'Avenida Brasil'
- Juliana Prado
- Direto do Rio de Janeiro
Ainda se adaptando ao novo visual sem a vasta barba do personagem Nilo, de Avenida Brasil, que manteve por 16 meses, o ator Zé de Abreu falou sobre a despedida do grande sucesso das 21h da Rede Globo. "O Nilo desencarnou. Era muito difícil mesmo ter aquela barba toda. Espero que essa barba ajude a contribuir com o instituto Ayrton Senna", afirmou, em alusão ao projeto da Gilette e da entidade que incentiva figuras públicas a tirar a barba. Em troca a empresa doa dinheiro para o instituto - no caso de Zé de Abreu foram doados R$ 200 mil que serão revertidos para projetos de educação. O cachê do ator não foi divulgado.
Zé de Abreu disse que a sensação em todo o elenco de Avenida Brasil é de muita emoção e de lamento pelo fim da reunião em torno do que se tornou uma "verdadeira família". Mas sobrou comemoração: "nós atores somos privilegiados, somos bem humorados, fazemos piada. Estamos sempre descobrindo alguém novo para trabalhar". Ele conta que pela primeira vez contracenou com Vera Holtz, o que foi motivo de muito orgulho. "Quando soube que seria a Vera sabia que teria que haver uma grande entrega da minha parte porque ela pega pesado".
Meio clown, meio circense
Apesar do clima geral do elenco de despedida e de certa nostalgia, Zé de Abreu, de 66 anos, comemorou o grande sucesso do seu personagem e os "cacos" que acabaram fazendo dele um dos destaques da novela, como a clássica risada. "O caco tem que surgir, não adianta ir pra casa e bolar. A risada do Nilo (Hi Hi Hi!) virou um bordão onomatopaico", afirmou.
Taxado a princípio como o grande vilão da novela das 21h, o personagem acabou ganhando nuances e caindo, de vez, no gosto do público brasileiro. "Era tipo o 'velho do saco', mas depois acabou se consolidando como uma figura com aceitação", disse. Para ele, o Nilo fica marcado como uma espécie de "clown", algo meio "circense", que acabou atraindo até as crianças.
Zé de Abreu, como a maior parte do elenco de Avenida Brasil, diz que sequer suspeita do que acontecerá no capítulo final desta sexta-feira com os personagens centrais. "Eu não sei de nada. Para vocês terem ideia, eu fiquei sabendo da morte do Nilo pela internet (porque vazou) e pedi para eles me liberarem logo o capítulo", brinca.
Desencarnado de seu grande sucesso, talvez o maior da carreira na TV, Zé de Abreu tem planos para o teatro e também já planeja uma viagem que fará no final do ano. Vai visitar o Vietnã, Camboja e Laos.