O canal Multishow anunciou que não exibirá mais os seriados Chaves e Chapolin. O anúncio foi feito em vinhetas durante a programação que começaram a ser divulgadas no último sábado, 17.
Por conta do fim dos direitos de exibição, haverá uma maratona com os episódios exclusivos do canal no Brasil, que serão exibidos à 0h e às 18h30 de segunda a sexta-feira.
O vídeo que anuncia o fim de Chaves e Chapolin no canal deixa em aberto um possível retorno dos seriados no futuro: "Se quiser, não precisa ir embora. O Multishow está sempre de portas abertas para você".
Chaves no Multishow
O Multishow anunciou ter adquirido os direitos de Chaves e Chapolin no fim de janeiro de 2018. O fato gerou até uma campanha em tom de piada por parte do SBT, que exibe os seriados há mais de três décadas.
Entre os episódios adquiridos pelo canal ligado à Globo, estavam alguns que nunca tinham sido exibidos antes na TV brasileira, e por isso eram considerados inéditos ou exclusivos.
'Chaves' - O seriado Chaves foi exibido pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México, país em que foi criado. Confira a seguir que fim tiveram os artistas que interpretaram os clássicos personagens que fizeram parta da infância de diversas gerações de brasileiros, como Kiko, Chiquinha, Dona Florinda e tantos outros.
Foto: Reprodução de 'Chaves' | Twitter | Reprodução de 'Chaves' | Twitter / Estadão
Chaves (Roberto Gómez Bolaños) - O personagem que dava nome ao seriado, era interpretado por seu próprio criador, conhecido como Chespirito (algo como 'Pequeno Shakespeare'). Ao contrário do que muitos pensam, o jovem não morava num barril, mas sim na casa de número oito da vizinhança, o que explicava o nome original do programa em espanhol: 'El Chavo del Ocho' ('O Chaves do Oito', em tradução livre).
Foto: Reprodução de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Dona Florinda (Florinda Meza) - A personagem, que tinha o mesmo nome que a atriz, era mãe de Kiko e tinha um relacionamento com o Professor Girafales, de quem sempre recebia flores.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Florinda Meza - Florinda começou a se envolver com Bolaños ainda na década de 1970, apesar de terem se casado oficialmente apenas em 2004. Aos 69 anos de idade, segue em atividade no humor e mantém um canal no YouTube em que interpreta a personagem Lady Chimoltrufia.
Foto: Twitter / @FlorindaMezaCH / Estadão
Kiko (Carlos Villagrán) - Um dos personagens mais queridos do programa, era filho de Dona Florinda e sempre recorria à mãe em momentos de apuros.
Foto: Reprodução de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Carlos Villagrán - Vestido como o personagem, o humorista faz shows até hoje, inclusive com algumas passagens recentes pelo Brasil. Em 2017, integrou o elenco do filme brasileiro 'Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola'. Atualmente está com 74 anos de idade.
Foto: Facebook / @carlosvillagrankiko / Estadão
Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) - Conhecida por seu choro bastante característico, a personagem era uma das crianças da vila, amiga de Chaves e filha de Seu Madruga.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Dona Neves (Maria Antonieta de las Nieves) - A atriz também vivia a avó de Seu Madruga, e bisavó de sua outra personagem, Dona Neves.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Maria Antonieta de las Nieves - Maria continua trabalhando como atriz e segue fazendo shows caracterizada como sua personagem pela América Latina. Ativa nas redes sociais, chamou atenção do público brasileiro ao ser chamada pela Netflix para participar de um vídeo de divulgação da série 'Stranger Things'; clique aqui para relembrar.
Foto: Twitter / @LaChilindrina / Estadão
Sr. Barriga (Édgar Vivar) - Dono dos imóveis da vila, o personagem é conhecido por sempre cobrar o aluguel constantemente atrasado em 14 meses de Seu Madruga, além de soltar o clássico bordão: "Tinha que ser o Chaves!"
Foto: Reprodução de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Nhonho (Édgar Vivar) - Vivar também interpretava Nhonho, o filho mimado de Sr. Barriga que frequentava as aulas com a turma (à direita na foto).
Foto: Reprodução de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Édgar Vivar - Aos 73 anos de idade, Vivar segue em atividade no mundo artístico, atuando em diversas produções. Com certa frequência, ainda visita o Brasil onde tem uma grande base de fãs e faz alguns shows de humor, além de participar de programas de entrevista.
Foto: Twitter / @varedg / Estadão
Professor Girafales (Rubén Aguirre) - Sempre com um charuto na boca ou um buquê de flores na mão, o professor, que também era conhecido pelos apelidos de 'Linguiça', se relacionava com Dona Florinda e ficou conhecido pelo bordão: "Tá, tá, tá, tá!"
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Seu Madruga (Ramón Valdés) - Um dos personagens mais idolatrados do seriado, o pai de Chiquinha era conhecido por usar sempre a mesma roupa e se aventurar pelos mais variados empregos. Ramón continuou fazendo trabalhos na TV, além de apresentações de humor pela América Latina. Morreu no 9 de agosto de 1988, em decorrência de um câncer no estômago., aos 64 anos de idade.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Jaiminho (Raúl Padilla) - O ator que dava vida ao carteiro do seriado, que sempre comentava o fato de ter vindo da cidade de Tangamandapio, morreu em 3 de fevereiro de 1994, aos 75 anos de idade. Era pai do também ator Raúl 'Chóforo' Padilla, que chegou a trabalhar em algumas novelas do México, como 'Maria do Bairro', que fez sucesso no Brasil. Chóforo, porém, morreu em 2013, aos 73 anos de idade.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Godinez (Horacio Gómez Bolaños) - Personagem que sempre utilizava um boné com aba verde, Godinez aparecia nos episódios na escolinha, e sempre questionava: "Por que, se eu não fiz nada?". O ator, que costumava trabalhar nas produções de seu irmão mais velho, Roberto Gómez Bolaños, morreu em 21 de novembro de 1999, aos 69 anos.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Chaves; Por onde andam; como estão; que fim teve; nostalgia - A personagem era conhecida na vizinhança como a 'Bruxa do 71', e tentava jogar charme para cima de Seu Madruga em diversas ocasiões. Possuía uma vasta carreira em novelas no México, onde atuava desde a década de 1950. Angelines morreu em 25 de março de 1994, aos... 71 anos de idade.
Foto: Reprodução de cena de 'Chaves' (1971) / SBT / Estadão
Compartilhar
Publicidade
m junho de 2018, a alteração de uma piada na dublagem feita pelo Multishow causou polêmica ao vetar uma piada homofóbica envolvendo uma "lua de mel entre Batman e Robin" (relembre aqui).
Durante uma visita de Édgar Vivar, o Sr. Barriga, ao Brasil, o elenco de Vai Que Cola, programa estrelado por Paulo Gustavo, fez uma homenagem a Chaves vestindo-se como os personagens da atração.
Assista ao vídeo da 'despedida' de Chaves do Multishow:
Pipipipi O Chaves e o Chapolin indo embora do meu canal? Então segura essa maratona! Eu separei episódios exclusivos dos ícones pra gente assistir todos os dias à 00h e de segunda a sexta às 18h30 pic.twitter.com/sKx34JIbgk