Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mário José Paz se identifica com o Garcia de 'Viver a Vida'

4 mai 2010 - 14h32
(atualizado às 15h00)
Compartilhar
Manoela Reis
Direto do Rio

A pousada de Mário José Paz em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, já virou ponto turístico da cidade. Depois do crescimento de seu personagem, o generoso Garcia - que é mais conhecido como Maradona em Viver a Vida -, o ator é constantemente assediado e fotografado por turistas que, segundo ele, chegam a ir a cidade só para se sentirem mais próximos da trama de Manoel Carlos. "Fico espantado com essa reação dos telespectadores. Eles amam o Maradona e vão a Búzios esperando encontrá-lo e todo o resto do núcleo", contou. E não é difícil confundir Mário com seu personagem. Argentino radicado em Búzios, o ator também tem um restaurante no balneário, além de uma pousada e de um cinema. "Eu tenho orgulho de estar aqui porque optei e não porque não tive opção. Quis ser brasileiro sem deixar de ser argentino", garantiu.

A que você atribui a grande popularidade de seu personagem?

Acho que o Maradona ocupou um espaço que falta na vida do brasileiro. Ultimamente não está fácil ver pessoas coerentes, carinhosas e honradas. Nos jornais, revistas, na TV e até mesmo nos filmes vemos exatamente o avesso disso. Ele é o contrário dos personagens nefastos do nosso dia a dia. Creio que um cara como esse faz bem. Falta esse personagem que ama sem pedir retorno.

Como é a cobrança do público sobre você? Ele espera algum tipo de atitude do Maradona?

O público cobra por eu estar presente em suas casas todos os dias. Eu mesmo já reagi à bonomia do Maradona. Tenho muitos amigos que querem uma atitude mais enérgica e viril dele. Inconscientemente, na época, pensei em levá-lo para esse caminho. Mas aí comecei a perceber que essa cobrança da atitude machista é cultural. É engraçado você ser comparado a um idiota porque tem essa bondade, tem esse amor sem cobrança. Até as próprias mulheres acham que ele deve responder ao descaso da Dora (personagem da Giovanna Antonelli). Mas elas acabam aprovando e gostam muito dele. Acham ele sedutor já que quem seduz é quem consegue as coisas. Acredito que no final ele vai conquistar o amor da Dorita. Esse seria um fim coerente.

O núcleo formado por você, Giovanna Antonelli, Klara Castanho e Nanda Costa cresceu mais que o esperado. Você acredita que o núcleo roubou a cena da trama principal?

Não sei se roubamos a cena. O nosso núcleo funcionou e alguns, não. Acho que aconteceu pela química pessoal que existiu entre nós. A Giovanna me passou grande parte de seu conhecimento na TV, já que eu não o tinha. Foi muito generosa comigo e respeito isso, já que ia falar uma linguagem que não conhecia. A Klara é um talento nato. Se ela quiser levar isso como profissão precisa estudar, se especializar, mas já está quase pronta. E a Nanda é a revelação e uma promessa. Ainda pode surpreender. Deu certo tudo isso, mas não posso afirmar que o núcleo roubou a cena pois não quero vinculá-lo com os outros grupos da novela.

Porque a demora para trabalhar na TV se antes você já atuava?

Eu nunca havia tentado trabalhar na TV e não sei exatamente o porquê. Acho que nunca consegui ter um horário e uma disciplina tão certinhas que a produção de TV exigem. Ando na contramão. Gosto de fazer meus horários ou então não tê-los. Mas fui convidado para fazer Viver a Vida e achei irresistível. Resolvi tentar. Antes só tinha feita uma participação em Caminho das Índias. Minha única preocupação foi com os outros compromissos que eu tenho em Búzios: a minha pousada, o meu cinema e o festival de cinema que faço todos os anos na cidade. Mas, como eu já tinha fechado as datas do festival antes da novela, combinamos que o personagem ficaria ausente por uns dias enquanto tocava o evento. O Maradona foi para Argentina e eu, para Búzios.

E você pretende continuar na TV? Quais são seus planos para depois da novela?

Não sei. Procuro não planejar essas coisas. Não sei se sou um ator, mas hoje estou como ator. Já fui Secretário de Cultura de Búzios, empresário, cozinheiro... Mas gosto muito de atuar. Por enquanto, estou com uma proposta para trabalhar em um filme argentino, mas ainda não fechamos nada. Por isso, não posso adiantar. Além disso, vou continuar cuidando dos meus negócios em Búzios.

Mário José Paz
Mário José Paz
Foto: Jorge Rodrigues Jorge / TV Press
Fonte: TV Press
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra