Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Manoel Carlos revelou motivo de Lilia Cabral nunca ter sido ‘Helena’; confira

Autor e ícone da teledramaturgia brasileira, Maneco, como era conhecido, morreu aos 92 anos no último sábado, dia 10

12 jan 2026 - 17h31
(atualizado às 18h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Globoplay

Lilia Cabral era a atriz ‘xodó’ de Manoel Carlos, autor e ícone da teledramaturgia brasileira que morreu aos 92 anos no último sábado, dia 10. Não tem como falar sobre suas novelas sem falar das Helenas, protagonistas femininas que se tornaram sua marca registrada. Mas apesar de Lilia ter atuado em diversas novelas de Maneco, apelido pelo qual ele era chamado, nunca foi uma Helena. Entenda o porquê!

Maneco contou o motivo em carta escrita para Lilia, revelada durante o documentário Tributo - Manoel Carlos, lançado em 2024 pelo Globoplay: “As pessoas, muitas vezes, me perguntam: 'por que ela nunca fez a Helena?'. Porque ela, para mim, é a antagonista ideal. Se eu boto ela de Helena, quem é a antagonista da Lilia Cabral? É difícil, você entende", escreveu o autor.

“Ela é muito boa antagonista. Ela é a que combate a heroína, a rival da heroína. Ela nunca foi vilã. Ela tinha razões para ser do jeito que ela era. Então, é difícil dar uma protagonista para ela por causa disso. Então, nas minhas novelas, todas elas, ela fez quase todas, sempre se destaca. Não adianta dar papel pequeno para ela, ele fica grande”, complementou Manoel Carlos, em carta lida por Lilia no filme.

Ao todo, foram nove Helenas em novelas de Manoel Carlos. Elas foram interpretadas pelas seguintes atrizes: Lilian Lemmertz (Baila Comigo), Maitê Proença (Felicidade), Regina Duarte (História de Amor, Por Amor, Páginas da Vida), Vera Fischer (Laços de Família), Christiane Torloni (Mulheres Apaixonadas), Taís Araújo (Viver a Vida) e Julia Lemmertz (Em Família). 

Filha de Manoel Carlos se despede do pai em texto emocionante: 'Seu legado permanece vivo':

'Sempre agradeci'

Lilia Cabral ficou abalada com o falecimento de Maneco. Ao entrar ao vivo na GloboNews para comentar a morte do autor, ela disse em meio a lágrimas: “Queria estar ao lado dele agora, mas acho que não vai ser possível. Queria ter agradecido a ele. Sempre agradeci.”

No domingo, 11, ela também prestou uma homenagem ao autor no Fantástico, na Rede Globo. “Antes do Manoel Carlos, eu sentia que as pessoas me viam de um jeito muito específico: eu era a atriz divertida, colorida. Mas o Maneco tinha um olhar de raio-X e ele viu em mim a capacidade de entregar profundidade, além de leveza”, disse no programa. Ela contou ainda que o Maneco lhe deu algo muito valioso: a coragem. 

Manoel Carlos estava sob cuidados médicos desde julho de 2025 e a causa de sua morte não foi divulgada. Ele passou seus últimos anos de vida reclusos. Com a saúde debilitada, ele lidava com a doença de Parkinson, condição que afeta principalmente o sistema motor.

Christiane Torloni lamenta morte de Manoel Carlos e diz que falecimento deixa ‘rombo’ em seu coração:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade